Navegar para Cima

Notícias

PJM comemora 10 anos de caminhada com luau

30/08/2019
Vida Partilhada
Programação especial marcou a noite de atividades

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​No ano em que a Pastoral Juvenil Marista (PJM) celebra uma década de atuação na Rede Marista, a responsabilidade dos jovens que participam dos grupos ganha ainda mais relevância. A Pastoral Juvenil Marista (PJM) tem por essência oferecer aos adolescentes um espaço participativo, vivenciando a formação integral e o protagonismo juvenil para a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Neste âmbito, com o objetivo de possibilitar uma integração entre os grupos e celebrar os 10 anos de existência da PJM, foi realizado na noite dessa sexta-feira, 30/8, o Luau PJM, em parceria com a Associação de Pais e Mestres do Maria​ Imaculada - APEMI, que ofereceu um jantar em comemoração a data​. Para o Coordenador de Pastoral do Marista Maria Imaculada, Jean Arcari, o evento representa um momento significativo e diferenciado de formação e vivência para fortalecer​ a caminhada da PJM na escola e de contribuir no processo de formação integral de nossos estudantes participantes. “Celebrar e vivenciar são duas características da mística da PJM, então nada melhor que um momento que una os grupos da nossa unidade para marcar os 10 de uma rica e fecundada caminhada, agradecendo a Deus e estando todos juntos 'ao redor da mesma mesa', conforme a espiritualidade marista", complementa o coordenador.

Assim, a nossa unidade proporciona aos nossos estudantes esta possibilidade com a organização dos nossos grupos de PJM, constituindo três grupos, de acordo com a idade e o ano escolar, somando 35 estudantes participantes. ​

​Sua abr​an​​gência

Atualmente, a PJM está presente em 24 unidades da Rede Marista. No total, são mais de 1.800 participantes com idades que variam de 12 a 29 anos. Eles estão divididos em 110 grupos. Cada grupo é acompanhado por um ou dois jovens chamados de Animadores, somando cerca de 180, que dinamizam a vivência do grupo e o processo da PJM na Rede Marista. O acompanhamento do processo de educação e amadurecimento na fé dos adolescentes e jovens da PJM se dá através de Assessores, cerca de 32 colaboradores maristas que integram o Serviço de Pastoral de cada unidade. Em nível de rede, também contribui com esse processo a Equipe Provincial, que acompanha a PJM de todas as unidades. É composta por membros da Coordenação de Pastoral, por Irmãos Maristas e por dois/duas jovens que são eleitos/as anualmente, totalizando sete pessoas.

Como participar​​

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um espaço de participação de adolescentes e jovens, a partir do 7º ano EF, onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista. Para se inscrever o estudante deverá contatar o nosso Serviço de Pastoral Escolar.