O que é a Matific? Tudo o que você precisa saber!

06/05/2021
Inovação
Com atividades interativas e possibilidade de acompanhamento de estudantes, Matific contribui para o desenvolvimento de habilidades matemáticas

​Matemática é essencial na vida dos estudantes, afinal ela contribui para o raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e está presente em outras áreas do conhecimento. Compreendendo a importância da disciplina e buscando formas interativas e tecnológicas para as aulas, utilizamos a plataforma Matific, uma ferramenta com atividades diferenciadas que permite o acompanhamento do progresso de cada estudante.

Através de atividades baseadas em exemplos reais e centrada no estudante, a plataforma possibilita maior interação e compreensão de conceitos. O ambiente virtual permite o aprendizado através de tentativas, alcançando, dessa forma, aprendizagens no seu tempo. Assim, representa uma forma de realizar atividades desafiadoras e interessantes e participar de competições saudáveis com os seus colegas. A Matific pode ser utilizada em diferentes dispositivos – computador, tablet, smartphone, notebook etc. – através do login previamente disponibilizado pelo educador da turma.

A ferramenta atende, majoritariamente, estudantes do 1º ao 5º ano d​o Ensino Fundamental. Para os educadores, a Matific complementa o ensino com atividades diversas, proporciona conexão entre conceitos novos com habilidades já aprendidas e, principalmente, uma visão do progresso de cada estudante. Durante o período de pandemia, o seu uso foi ampliado, oportunizando aos professores acrescentar as tarefas da Matific em seus planejamentos, garantindo, assim, a intencionalidade pedagógica e o desenvolvimento de competências de Matemática.

Olimpíadas Matific

Com o objetivo de gerar engajamento sobre a educação matemática entre as crianças e comemorar suas conquistas, as Olimpíadas Matific são uma competição online de matemática para alunos do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental. Anualmente, mais de um milhão de estudantes de todo o mundo participam do evento, que neste ano foi realizado nos dias 29 e 30/4. De uma forma divertida, os estudantes são incentivados a completar as atividades e ganhar estrelas para somar à sua pontuação, a da turma e a da escola.

O Marista Imaculada, que estreou na competição esse ano, teve sua representação marcada por uma delegação de mais de 60 estudantes entre as turmas de 1º ao 5º ano EF. Destes, 13 receberam distinções entre as categorias ouro, prata e bronze.

Confira os estudantes premiados:

OURO

Miguel Camilo da Silva Martins, 5º ano EF

João Pedro de Souza Rocha, 5º ano EF

PRA​TA

Antonio Erdosi dos Santos, 4º ano EF

Yuuji Pereira Watanabe de Lima, 4º ano EF

Bella Accordi Braganholo, 4º ano EF

Marina Barbas de Oliveira, 4º ano EF

Luis Gustavo Bergman Pereira, 4º ano EF

BRON​ZE

Antonella Cristofolli Machado, 1º ano EF

Bernardo Fontoura da Rosa, 2º ano EF

Murilo Freitas Maciel, 4º ano EF

Ana Luiza Carreiro Marinho, 4º ano EF

Caroline Velho Ferreira, 4º ano EF

Valentina Rodrigues Cardoso, 4º ano EF

Pedro Afonso Alloy Grison, 4º ano EF

Segundo a Matific, os benefícios do evento ​​são:

• ·O evento é ideal para mostrar aos alunos desafios divertidos que os inspiram a mergulhar na matemática.
  • A competição saudável inspira as crianças a resolver problemas, aprender e criar soluções.
  • É uma oportunidade valiosa para fomentar o interesse pela matemática nos alunos.
  • Uma maneira perfeita de aumentar a confiança das crianças e incentivar uma mentalidade construtiva em matemática.

Acompanhe a gente nas R​edes Sociais

​Facebook