O valor do contato com a natureza

29/01/2020
Educação

​Atividades em contato com a natureza contribuem para melhorar a expressão corporal e a atividade motora, inclusive a coordenação e o equilíbrio, além de aliviar o estresse e a ansiedade​

Em outros tempos, crescíamos brincando na vizinhança, nos parques e nas praças. Hoje, essa realidade é cada vez mais reduzida devido à falta de segurança urbana, ao aumento do número de prédios e à escassez de ambientes públicos arborizados. Diante disso, as crianças estão adoecendo mais, consumindo maior quantidade de medicações e perdendo os benefícios para a saúde e o bem-estar emocional que o contato com a natureza propicia ao desenvolvimento humano.

Frente a esse cenário, é crucial que a escola contemple o direito da criança de se movimentar e vivenciar aprendizagem em espaços ao ar livre, ampliando o contato com o sol, o vento, as árvores, isto é, com a natureza. Tais experiências ajudam a potencializar a imaginação, a observação e a criatividade, bem como auxiliam nos vínculos sociais e nas relações de cuidado consigo mesmo e com o outro. Também contribuem para melhorar a expressão corporal e a atividade motora, inclusive a coordenação e o equilíbrio, além de aliviar o estresse e a ansiedade.

APRENDE​​​​R E PRESERVAR

No Marista Maria Imaculada, as práticas pedagógicas contemplam as relações com os recursos naturais, utilizando o privilegiado espaço externo do Colégio. O objetivo é estimular a investigação e a descoberta durante as pesquisas sobre os mais variados assuntos que despertam grande interesse e curiosidade das crianças. “Sempre considerei muito importante para as crianças o contato com a natureza, esse foi um dos grandes motivos que me fez voltar para canela. Observo que os ambientes naturais são eficientes em trazer à tona mudanças no estado emocional dos meus filhos, que se tranquilizam no contato com a natureza. De encontro a isso, considero que a vegetação do Pátio escolar contribui positivamente para a saúde e o desenvolvimento das crianças' destaca a mãe dos estudantes João Caetano, 2º ano do Ensino Fundamental e Maria Flor, do 3º ano do Ensino Fundamental, Amanda Selbach​.

Todo esse trabalho é fundamental nas diretrizes da Educação Infantil Marista, documento norteador da ação pedagógica desse segmento de ensino o qual tem como base a formação Integral que o jeito marista de educar promove diariamente. Assim, a criança aprende a vivenciar a natureza e, ao mesmo tempo, a respeitá-la, despertando sua consciência acerca da importância de cuidar do meio ambiente para viver em harmonia e com qualidade de vida.