Navegar para Cima

Notícias

Preparação Enem: conheça o conjunto de estratégias de preparação do Colégio para a prova

01/11/2019
Preparação para o futuro
Colégio ocupa a primeira posição no ranking de escolas da Região das Hortênsias

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o Ensino Médio, nas quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além da redação.

Do Marista Maria Imaculada, 45 estudantes de Ensino Médio participam das provas, as quais serão realizadas nos dias 3 e 10/11, dois próximos domingos.  Dessa forma, para preparar o grupo de estudantes, a equipe pedagógica do Colégio organizou uma série de aulas intensivas, dicas e revisões. O projeto Aulão ENEM¸ está sendo realizado desde setembro e tem por objetivo oferecer um momento de estudo e revisão para aqueles que prestarão a prova.

Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Luiza Zílio, o ENEM representa um dos momentos mais importantes para os concluintes. “ Desde março venho fazendo uma redação por semana, vejo muitas videoaulas e faço vários exercícios para praticar o que eu aprendi. É importante ressaltar como o apoio da família é importan​te nesse processo, pois meus pais sempre me incentivaram muito e isso me ajudou demais. ", comenta a estudante.

Segundo a Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, Larisa Bandeira, o desempenho no ENEM é resultado de um esforço conjunto, no qual estudante, colégio e família exercem funções fundamentais. "O bom desempenho no ENEM é resultado da conjunção de quatro  fatores: (1) Materiais didáticos que contemplam a quantidade e a diversidade de conteúdos abordados nas quatro áreas do conhecimento; (2) preparação ao longo de todo o ensino médio, por meio de rotinas de estudos que aumentam progressivamente o tempo dedicado a leitura, retenção de conteúdo e resolução de atividades; (3) Interesse e dedicação do estudante na manutenção das rotinas de estudo e de hábitos saudáveis; e, (4) suporte pedagógico dos professores e do ambiente escolar e suporte emocional de todos envolvidos nesse processo", completa a educadora.


​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / Aulas divididas por Áreas do Conhecimento.


​Foco no Enem e vestibulares é permanente​​

Com o objetivo de dinamizar os estudos, os terceiranistas contam com um material didático específico sobre a principal avaliação do Ensino Médio no Brasil. O Todo Enem possui livros independentes para as quatro áreas do conhecimento e um livro para Redação. Já no Enem Comentado, os estudantes trabalham as questões da última prova aplica no Exame Nacional.

Material Didático Inovador​

Desenvolvido por educadores maristas, o Sistema Marista de Educação (SME) possibilita múltiplas aprendizagens em diferentes áreas do conhecimento, a partir de diversos temas e contextos. Também conta com o acompanhamento anual, em larga escala, baseado na metodologia de avaliação do Enem, proporcionando a cada estudante um mapa de suas potencialidades e prioridades, a fim de redirecionar os seus estudos para um melhor desempenho. Além do conteúdo dos livros, o material didático conta com uma plataforma digital que complementa os estudos de forma interativa e integrada.

 

Confira as nossas dicas ​​​

COMO FUNCIONA?

Diferente do Vestibular usual, o Enem foca na interpretação de textos e na interdisciplinaridade, ou seja, as provas são por área de conhecimento e não por matérias específicas. Ao todo, serão 180 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada (A – E), sendo 45 para cada área de conhecimento.

As duas provas serão nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos. Os participantes devem chegar até as 13h. As provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. A distribuição das provas está mantida.

  • Dia 3/11: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas.
  • Dia 10/11: 45 questões de Matemática; 45 questões de Ciências da Natureza.

QUAIS DOCUMENTOS DEVO LEVAR?

Qualquer identificação original com foto, como a identidade (RG), identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenham validade como documento de identidade, carteira de trabalho e previdência social (emitida após 27 de janeiro de 1997), certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte; CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com fotografia e identidade funcional.

O QUE LEVARO QUE NÃO LEVAR
  • Caneta esferográfica de tinta preta e material transparente
  • Documento oficial de identificação original com foto
  • Cartão com confirmação da inscrição
  • Água em garrafa sem rótulo
  • Barrinha de cereal ou um lanchinho simples
  • Lápis
  • Chaves
  • Livros
  • Manuais
  • Borracha
  • Anotações
  • Boné, chapéu, viseira, gorro ou similares
  • Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador, ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens
  • Impressos
  • Lapiseiras
  • Óculos escuro
  • Caneta de material transparente
  • Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas, eletrônicos ou similares)
  • Telefones celulares, smartphones, tablets, pendrives, mp3, gravadores, relógios ou similares

O GABARITO SAI QUANDO?

Em até 72 horas, no site http://www.inep.gov.br.

COMO SÃO FEITAS AS CORREÇÕES

As provas são corrigidas a partir do método Teoria de Resposta ao Item: as notas não são atribuídas apenas pela quantidade de erros e acertos, mas também é levada em conta a qualidade das respostas dos candidatos.

COMO SE AVALIA A REDAÇÃO

O valor da prova de redação chega a mil pontos. São dadas notas de 0 a 200 para cada uma das competências exigidas: domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreensão da proposta da redação; seleção, compreensão, organização e interpretação das informações; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção do argumento e elaboração de proposta em relação ao tema apresentado.

RESULTADOS DO ENEM

Em 2020, serão divulgados os resultados do Enem 2019 para os estudantes que terminaram o ensino médio. Já os participantes que não irão concluir o ensino médio até o final de 2019, apenas terão acesso às notas em março de 2020. Em março, também serão divulgados os espelhos da redação do Enem 2019.