Navegar para Cima

Notícias

Conheça os santos celebrados durante as festas juninas

21/06/2021
Institucional
As festas juninas são eventos tradicionais do calendário brasileiro e denotam um bom retrato da diversidade cultural do país.

​O mês de junho não é só marcado pelas celebrações em honra a São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, mas também a outros quatro santos muito lembrados nessa época do ano. Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, também celebrados no mês de junho, são os patronos das tradicionais Festas Juninas, espalhadas Brasil a fora. 

As festas juninas são eventos tradicionais do calendário brasileiro e denotam um bom retrato da diversidade cultural do país. Assim como conta Anajara Detânico, professora de História e Ensino Religioso dos Anos Finais EF, a origem dessa festa popular, nos leva de volta à Portugal. A festa foi introduzida no Brasil durante o período colonial pelos portugueses - que já festejavam os santos do mês de junho e o solstício de verão na Europa, é um costume pagão para celebrar o início das épocas de plantio.”, explica a professora.  

A partir do sincretismo religioso, ou seja, a fusão de diferentes tradições religiosas com a reinterpretação de seus elementos, as Festa Juninas ganharam características dos povos indígenas e dos africanos escravizados, mesclando ritos e símbolos que deram origem ao formato das festas que são comemoradas hoje. A educadora​ também conta que “Além de serem um bom exemplo de toda diversidade que compõe o povo do interior do Brasil nas danças e alimentos envolvidos na comemoração, a religiosidade se expressa fortemente através das novenas e ladainhas exaltando os santos do mês, organizadas principalmente por igrejas católicas espalhadas pelo Brasil. Então lembrem-se, enquanto saborearmos os deliciosos alimentos de origem africana e indígena como a paçoca, pamonha, pipoca, bolo de fubá, canjica, pé de moleque, entre outros, ou dançamos a famosa quadrilha de origem europeia, podemos aprender muito sobre a formação da cultura brasileira.”, expõe 

Tradicionalmente, as festas juninas iniciam na véspera do dia de Santo Antônio, no dia 12 de junho, e terminam no dia 29 de junho, quando celebramos o dia de São Pedro e São Paulo.  

Conheça os Santos ce​​le​brados 

Embora a origem da festa se remonte às comemorações ligadas aos ciclos da natureza e aos períodos de plantio e colheita, com o passar da história a igreja católica do século XVI atribuiu um caráter religioso às festividades. A seguir, conheça a história dos santos celebrados.​

Dia 13/06 - Santo Antônio - Santo Antônio, nascido em Portugal, é mundialmente conhecido por interceder por quem quer encontrar o amor da vida ou para resolver conflitos com a pessoa amada.  Também padroeiro dos pobres e ajuda as pessoas a encontrarem objetos perdidos. A oração a Santo Antônio é conhecida por muitos como uma forma de alcançar milagres. Um número incontável de pessoas ao longo dos séculos orou a ele com fé e recebeu uma resposta milagrosa às suas orações. 

Oração 

“Meu querido Santo Antônio dos mais carinhosos, o vosso ardente amor a Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para o próximo, vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que nesse momento pedimos. Ó bondoso e santo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus, que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá  as mercês que pedimos.” Amém 

 

Dia 24/06 - São João - São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João às margens do rio Jordão.  

Oração 

“São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor. Fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós.” Amém​


Dia 29/06 - São Pedro e São Paulo - São Pedro e São Paulo foram os apóstolos de Jesus, sendo os principais líderes da Igreja Cristã, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários. São Pedro é conhecido como o santo dos pescadores e das viúvas, guardião das chuvas e porteiro do céu e São Paulo protege contra as picadas e é também protetor das pessoas que sofrem de surdez. 

 Oração de São Pedro 

"Glorioso apóstolo São Pedro, com suas 7 chaves de ferro abra as portas dos meus caminhos, que se fecharam diante de mim, atrás de mim, a minha direita e a minha esquerda. Glorioso São Pedro, tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra, ouve a minha oração e atende a prece que vos dirijo. Que assim seja.” Amém 

Oração de São Paulo 

Ó glorioso São Paulo Apóstolo, que de perseguidor dos cristãos vos tornastes grande apóstolo, fazei que vivamos na fé e nos salvemos pela caridade que praticamos. 
Que possamos por vossa intercessão conhecer, amar a Deus e assim seguir melhor Jesus Cristo. Suscitai muitos Santos Apóstolos, concedei-nos por vossa ajuda a graça da conversão diária e a sermos defendidos de toda a cilada do inimigo. Concedei-nos especialmente (neste momento diga qual a graça que você deseja alcançar), graça de que tanto precisamos. Amém! ” ​



​Comemorações no C​​olég​io 

Em virtude dos protocolos de prevenção à transmissão da Covid-19, a tradicional Festa Junina do Colégio Marista Maria Imaculada teve de ser adequada. Assim, para integrar a comunidade escolar em confraternização dos dias 21 a 25/6, durante o horário de aula, promovemos a semana junina, com atividades guiadas para Educação Infantil e Anos Iniciais EFPara tal, convidamos as crianças a virem caracterizadas tipicamente, seguindo o cronograma abaixo:   

Dia 24/6, quinta-feira: EI ao 2º ano EF  

Dia 25/6, sexta-feira: 3º ao 5º ano EF 

Lembramos que, mesmo caracterizados, seguiremos os protocolos de prevenção à transmissão da Covid-19, descritos em nossa cartilha. 

Fontes para a construção desse conteú​do:  

FERNANDES, Márcia. Festas JuninasToda Matéria, 2021. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/festas-juninas/>. Acesso em: 17 de junho de 2021.

VEIGA, Edison. Festa Junina: a origem da celebração pagã que virou religiosa e 'caipira' no Brasil. BBC News, 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57521052>. Acesso em: 17 de junho de 2021. 

SILVA, Daniel Neves. "Origem da festa junina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm. Acesso em 17 de junho de 2021.