Experiências multiculturais, protagonismo e autonomia: saiba mais sobre o Intercâmbio Marista

25/05/2022
Projetos
Projeto será retomado em 2023 com destinos para Canadá, Inglaterra e Nova Zelândia/Austrália para estudantes do Ensino Médio

O Projeto Educativo do Brasil Marista reconhece a importância e o significado de promover o diálogo entre as culturas. O nosso jeito de educar considera que essa construção se dá por meio da relação entre os sujeitos, na integração e nos diferentes modos de significar a vida.

Desde 2011, o projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes possibilita aos nossos estudantes do Ensino Médio viverem experiências multiculturais e terem contato com a Língua Inglesa no exterior. A iniciativa contempla atividades culturais, esportivas, passeios pelas cidades, entre outras ações que estimulam o protagonismo e a autonomia e fomentam o conhecimento acadêmico.

Os participantes recebem atenção em tempo integral, desde o pré-embarque até o retorno ao Brasil. Eles são acompanhados por uma equipe de educadores dos Colégios da Rede Marista, e a hospedagem no país de destino é feita em escolas.

Nos últimos dois anos, em decorrência das restrições impostas pelo cenário mundial, a iniciativa ficou inviabilizada. Em 2023, o Intercâmbio Marista será retomado. Para a orientadora educacional Anajara Detânico, a experiência auxilia os estudantes na formação de seus projetos de vida ampliando perspectivas sobre culturas, “Além disso, com programas como o “Daqui pra Fora", famílias e estudantes são estimulados a refletirem sobre as oportunidades de cursos universitários em outros países".

Atualmente, o Intercâmbio Marista conta com três opções, disponibilizadas conforme o nível de ensino do estudante. São elas:

Canadá

Destino oferecido em parceria com a Agência Strive para os estudantes do 1º ano EM. A escola parceira é a Columbia International College of Canada, localizada em Hamilton, cidade da Província de Ontário. Saída prevista para julho de 2023.

Inglaterra

Destino oferecido em parceria com a empresa Egali Intercâmbio para os estudantes do 2º ano EM. Os adolescentes são recebidos na University of Reading, fundada em 1892 e localizada na cidade homônima, a aproximadamente uma hora de Londres. Saída prevista para julho de 2023.​

Nova Zelândia e Austrália

Destino oferecido em parceria com a Agência Strive para os estudantes do 3º ano EM. Os jovens são recebidos na escola New Zealand Language Center, situada em Auckland, principal centro financeiro e econômico da Nova Zelândia. Saída prevista para janeiro de 2023.

Para obter mais informações sobre o cronograma detalhado e a participação no programa é preciso procurar o Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio.

Daqui pra fora

A Daqui Pra Fora é um serviço de assessoria terceirizado para quem pretende cursar a universidade em outro país. Em parceria com a Rede Marista, a empresa desenvolve o programa University Connection para turmas do 5º ano EF ao 3º ano EM. Com a Daqui Pra Fora, os estudantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre os processos seletivos de universidades no exterior. Além disso, eles participam de palestras e simulados das provas internacionais, entre outros.​