Notícias

Segurança e Inovação: Marista Imaculada implementa catracas e cadastro biométrico

13/02/2020
Inovação
A implementação busca trazer maior segurança e bem-estar para toda a comunidade escolar, como parte da nossa cultura do cuidado

​​​A implementação busca traz​er maior segurança e bem-estar para toda a comunidade escolar, como parte da nossa cultura do cuidado​.
Muitas novidades fazem parte do ano letivo de 2020 do Marista Maria Imaculada, mas uma das mais emblemáticas será a instalação de catracas na entrada principal de nossas dependências. A mudança busca trazer maior segurança e bem-estar para toda a comunidade escolar, como parte da nossa cultura do cuidado.

Para passar pelas catracas serão necessárias a leitura de um cartão magnético (no caso de estudantes, educadores e visitantes) e leitura biométrica, que consiste em escaneamento da digital (para pais e responsáveis).

As principais motivações para a novidade foram a tendência de reforço de segurança no ambiente escolar no país e a análise de nossas avaliações junto às famílias – Avaliação Institucional, Pesquisa de Concluintes e Pesquisa de Novas Famílias. O Colégio percebeu a relevância de trazer um olhar atento para todos que acessam às dependências da escola, zelando pela segurança, integridade e harmonia de toda a comunidade escolar e tendo a tecnologia como importante aliada e integradora dos processos.

​Apesar do acesso estar mais restrito e existir um maior controle nos fluxos de entrada e saída, o sistema de catraca terá braços móveis para garantir que, em casos de emergência, o fluxo de saída seja facilitado. Confira abaixo tudo o que muda com o sistema de catracas.

COMO OS PÚBLICOS IRÃO

​A​CESS​​​AR O COLÉGIO?

O acesso às dependências do Colégio Marista Maria Imaculada se dará obrigatoriamente pelos cartões e acesso biométrico durante todo o ano letivo.
  • ESTUDANTE: d​a Educação Infantil ao 9º ano do EF, os estudantes deverão acessar sempre com o CARTÃO DE ESTUDANTE. Já para os estudantes do Ensino Médio, o acesso será realizado por leitura biométrica. Sua entrada e saída aparece como notificação para os pais no novo Marista Virtual App.
  • FAMÍLIA: os responsáveis acessam com biometria.
    • Em casos especiais, o familiar recebe um CARTÃO DA FAMÍLIA. A família assina um documento e se responsabiliza pela utilização do cartão.
    • Caso a família deseje autorizar a retirada de um estudante por alguém regularmente, deverá fazer o pedido por escrito (de acordo com o documento modelo da escola) e a biometria será registrada.
  • COLABORADOR: utiliza um cartão branco atrás de seu crachá com identificação.
  • VISITANTE: é registrado na recepção e recebe o CARTÃO DE VISITANTE no ato.
  • TERCEIRIZADO​:
    • Fixo: utiliza CARTÃO DE TERCEIRIZADO.
    • Eventual: utiliza CARTÃO DE VISITANTE.​

​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / Cartões de acesso do Colégio

COMO ACONTECE O CA​DAST​RO BIOMÉTRICO?

O cadastro biométrico é um procedimento simples, no qual os responsáveis devem ir ao Colégio na data estipulada com documento de identificação com foto (identidade, carteira de motorista etc.) e registrar suas digitais junto à recepção. As datas de cadastro serão baseadas em níveis de ensino.
Se houver necessidades especiais que impeçam o cadastro biométrico de um responsável, este ganha um cartão de família. Caso a família queira registrar outra pessoa, que não os responsáveis financeiros ou educacionais, precisará de uma formalização por escrito de acordo com o processo do Colégio.

​DATAS PARA ​O CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

Para melhor organização dos responsáveis, o cadastramento biométrico será realizado seguindo o cronograma abaixo:

19/2 - Turno Integral

20 e 21/2 - Ensino Médio e Ensino Fundamental | Anos Finais

27/2 a 3/3 - Ensino Fundamental | Anos Iniciais

4 a 11/3 - Educação Infantil

CUIDADOS E DÚVIDAS SOBRE O CARTÃO DO
EST​UDANTE​?
O cartão do estudante é entregue junto a uma corda e um crachá para que os estudantes levem sempre consigo no pescoço – ele é um item essencial e obrigatório no dia a dia escolar. Contamos com o apoio das famílias para lembrar sempre de manter o cartão junto ao estudante. A seguir, algumas dúvidas que podem surgir.
  • E se cance​lar, transferir ou encerrar o ciclo com o Colégio?
Os cartões de acesso do estudante e da família são devolvidos ao Colégio no fim do ciclo.

• Perdi meu cartão e agora?
Contate a Recepção ou Secretaria da escola para cancelamento. A família precisará comprar um novo cartão com a escola.

• ​Esqueci meu cartão e agora?
Em caso de esquecimento, o estudante acessará a escola pelo “comando de acesso manual". Para sair, deverá possuir autorização da Coordenação.​

Entrada e saída do es​tudante pelo Aplicativo

Outra novidade para os próximos meses: o novo Marista Virtual App estará vigente no Colégio. Pelo aplicativo é possível receber notificações de entrada e saída dos estudantes.