Segurança e Inovação: Marista Imaculada implementa catracas eletrônicas

11/08/2021
Inovação
A implementação busca trazer maior segurança e bem-estar para toda a comunidade escolar, como parte da nossa cultura do cuidado

​​Entre as novidades do segundo semestre no Marista Maria Imaculada, está o início da utilização das catracas nas entradas principal e secundária do Colégio. A mudança busca trazer maior segurança e bem-estar para toda a comunidade escolar, como parte da nossa cultura do cuidado. A iniciativa dá continuidade ao projeto iniciado em janeiro de 2020, quando as catracas foram instaladas – devido à pandemia, o início da utilização foi prorrogado para este ano.

Para passar pelas catracas será necessária a leitura de um cartão magnético. Educadores, estudantes e famílias terão cartões pessoais, enquanto eventuais visitantes receberão no momento de entrada à escola. Em razão dos nossos protocolos de segurança, somente as famílias da Educação Infantil continuarão tendo acesso às dependências do Colégio. Quando as restrições não forem mais necessárias, familiares de todos os níveis de ensino serão chamados para cadastrar a biometria.

As principais motivações para a novidade foram a tendência de reforço de segurança no ambiente escolar no país e a análise de nossas avaliações junto às famílias – Avaliação Institucional, Pesquisa de Concluintes e Pesquisa de Novas Famílias. O Colégio percebeu a relevância de trazer um olhar atento para todos que acessam às dependências da escola, zelando pela segurança, integridade e harmonia de toda a comunidade escolar e tendo a tecnologia como importante aliada e integradora dos processos.

Apesar do acesso estar mais restrito e existir um maior controle nos fluxos de entrada e saída, o sistema de catraca terá braços móveis para garantir que, em casos de emergência, o fluxo de saída seja facilitado. Confira abaixo tudo o que muda com o sistema de catracas.

COMO OS PÚBLICOS IRÃO ​A​CESS​​​AR O COLÉGIO?

​O acesso às dependências do Colégio Marista Maria Imaculada se dará obrigatoriamente pelos cartões magnéticos.

• ESTUDANTE: acessa sempre com o CARTÃO DE ESTUDANTE. Sua entrada e saída aparece como notificação para os pais no Marista Virtual App.
  • FAMÍLIA: as famílias da Educação Infantil e 1º ano EF, receberão um CARTÃO DA FAMÍLIA
    • Quando as restrições de acesso não forem mais necessárias, as famílias de todos os níveis de ensino serão chamadas para cadastrar a biometria.
    • Caso a família deseje autorizar a retirada de um estudante por alguém regularmente, deverá fazer o pedido por escrito (de acordo com o documento modelo da escola).
  • COLABORADOR: utiliza um cartão branco atrás de seu crachá com identificação.
  • VISITANTE: é registrado na recepção e recebe o CARTÃO DE VISITANTE no ato.
    • Também em razão dos nossos protocolos de segurança, só receberemos visitantes no ambiente escolar em momentos de exceção, como sábados não letivos e horários que não tenham estudantes no Colégio.
  • TERCERIZADO:
    • Fixo: utiliza CARTÃO DE TERCEIRIZADO.
    • Eventual: utiliza CARTÃO DE VISITANTE.
​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / Cartões de acesso do Colégio

CUIDADOS E DÚVIDAS ​SOBRE O CARTÃO DO ESTUDANTE

O cartão do estudante é entregue junto a uma corda e um crachá para que os estudantes levem sempre consigo no pescoço – ele é um item essencial e obrigatório no dia a dia escolar. Contamos com o apoio das famílias para lembrar sempre de manter o cartão junto ao estudante. A seguir, algumas dúvidas que podem surgir.

• E se cancelar, transferir ou encerrar o ciclo com o Colégio?

Os cartões de acesso do estudante e da família são devolvidos ao Colégio no fim do ciclo.

• Perdi meu cartão, e agora?

Contate a Recepção ou Secretaria da escola para cancelamento. A família precisará comprar um novo cartão com a escola.

• Esqueci meu cartão, e agora?

Em caso de esquecimento, o estudante acessará a escola pelo “comando de acesso manual". Para sair, deverá possuir autorização da Coordenação.

Entrada e saída do estudante pelo aplic​​​ativo

Com o Marista Virtual App, os familiares receberão notificações de entrada e saída dos estudantes. Saiba mais sobre o aplicativo aqui no link.