Navegar para Cima

Notícias

Colégio promove quarta edição da Semana Cultural

26/09/2019
Cultura
Sob o tema da valorização das manifestações culturais e cidadania, evento foi realizado com todos estudantes

​​​​Para apresentar os resultados das sequências didáticas, desenvolvidas pelos estudantes do Anos Finais e Ensino Médio, bem como projetos interdisciplinares trabalhados pelos estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais, o Colégio Marista Maria Imaculada realiza a Semana Cultural. O evento será dividido por segmentos, em consonância com o horário de aula entre os dias 25 e 27/9.

Nestes dias, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar diferentes experiências e conferir mais sobre os projetos realizados em outras turmas, além de participar de espaços de fomento da produção de variadas linguagens artísticas e culturais.

Para uma das integrantes da Comissão Organizadora do projeto, Thais Henn, a Semana Cultural representa um espaço de interlocução entre as produções de todas as turmas. “O espaço é preparado para que os estudantes experimentem os mais diversos tipos de produções culturais das turmas, levando sempre a uma reflexão crítica da cultura e seus impactos sociais", complementa a educadora.

Mesa de A​​bertu​​ra

A cultura é um processo dinâmico que intercala desde a discussão à prática de diversas produções e manifestações culturais. Nessa essência, a mesa de abertura da Semana Cultura, destinada aos estudantes de 7º e 8º do EF e 1º e 3º d​o EM, trouxe à discussão diversas facetas sobre o cenário das produções culturais. A mesa foi composta pelo fotógrafo, Leonid Streliev; pelo produtor cultural, Francisco Costa Gomes e pelo radialista Cagê Lisboa.  

O futuro do emprego e o empre​go do futuro

Um dos exemplos de sequências didáticas desenvolvidas é a que foi elaborada para o 3º ano do Ensino Médio, na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com o tema O futuro do emprego e o emprego do futuro visando estimular os estudantes a refletir sobre seus projetos de vida diante de um contexto de constantes transformações socioeconômicas. 

As alterações no mercado de trabalho e dinamização da sociedade, promovem diversos questionamentos quanto a escolha profissional e, também, interferem significativamente na busca por realização pessoal. Sendo assim, através de estudos ligados ao contexto trabalhista e empresarial no Brasil, além de análises filosóficas e sociológicas, os professores da área buscam estimular reflexões críticas, engajando os estudantes a debater sobre o presente e o futuro do mundo. Para contextualizar a sequência didática, os estudantes assistiram na última terça-feira (24/09), a palestra de Marcus Rossi, CEO e co-fundador da Summit Hub, empresa dona de marcas como Gramado Summit, Start Zero e Summit Talks, que promovem inovação e empreendedorismo em diversos setores econômicos no Brasil.​​

Os croods

Um dos exemplos de projetos pedagógicos realizados pela Educação I​nfantil é o do Nível 2, sobre a Arte Rupe​ste. Uma das ações do projeto foi a apresentação do teatro Os Croods, baseado no filme produzido pela DreamWorks Animation com o mesmo nome. Para a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais,  Socorro Pereira, trabalhar com dramatização ressalta o protagonismo infantil, pois proposta na qual as crianças possam explorar, imaginar e criar é de extrema importância para o autoconhecimento e a valorização de seu corpo. “Além disso, propicia para a formação do sujeito como um todo, respeitando e valorizando as situações vivenciadas em grupo.", ressalta.

Para a educadora da Turma, Andresa Silva, a ideia do teatro surgiu quando ela e os estudantes estavam dialogando sobre os homens das cavernas. “Os estudantes trouxeram o relato deste filme, na qual já haviam assistido. Portanto escolhi uma cena em que demonstrasse aspectos marcantes da pré-história: vida cotidiana, arte rupestre na caverna, a caça e a vestimenta. Os estudantes assistiam à esta cena, a partir disso escolheram os seus personagens e começamos os ensaios. ", completa a educadora.  ​


Histórico do Projeto no Marista Maria Imaculada​​

O Colégio Marista Maria Imaculada realizava, até o ano de 2015, eventos distintos que reuniam trabalhos focados na parte cultural, como Festival de Talentos, Semana Literária, horas do conto com editoras em ocasiões esporádicas e outros. Com o Grêmio Estudantil de 2014, surgiu a iniciativa de alterar o modelo do Festival de Talentos para um Sarau, com espaço para as famílias também se apresentarem. Nesse ano foi realizada a primeira edição do evento. Em 2015, foi criado o primeiro esboço de uma Semana Cultural, agregando nela a Semana Literária (turmas de Anos Finais EF e Ensino Médio), que passou a chamar-se Mostra Literária. Em 2016, a Semana Cultural passa a unir as diversas atividades em uma única semana, atingindo públicos como estudantes, famílias, novos estudantes e suas famílias, educadores e ex-alunos.​