Tradicionalismo Gaúcho é vivenciado com programação especial

19/09/2019
Programação e atividades especiais marcaram a Semana Farroupilha 2019

Com o objetivo de resgatar, vivenciar e preservar os hábitos e costumes gaúchos, promovemos, entre os dias 16 e 19/9, a Semana Farroupilha. Nessa essência, valorizando a cultura e tradições gaúchas realizamos várias atividades planejadas e desenvolvidas em consonância com o planejamento pedagógico dos níveis de ensino envolvidos na programação.

Incentivar a cultura gaúcha faz parte do Marista Maria Imaculada. Nesse sentido, a roda de chimarrão, a pilcha, a música e a dança gaúcha estão entre os hábitos que costumamos ensinar aos nossos estudantes, pois entendemos que desta forma, é possível ensinar e aprender sobre as influências culturais que formaram o povo gaúcho. ​

Roda de Conversa – “Ainda antes de Paixão Cortês"​

O ciclo de palestras em escolas, promovido pela Prefeitura de Canela, englobou o Marista Maria Imaculada na manhã de segunda feira, 16/9, com o jornalista e curador da Semana Farroupilha do Município, Marcio Cavalli. No evento, realizado com os estudantes das turmas de 8º ano do EF ao 1º do EM, o jornalista traçou um panorama geral sobre a história do Rio Grande do Sul, bem como a cultura e identidade gaúcha.

Vida e obra de Paixão Cortês

20 de setembro é o Dia do Gaúcho, porque foi nesta data, em 1835, que iniciou a Revolução Farroupilha, o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revolta civil que já aconteceu no Brasil.

Neste ano, o tema dos festejos farroupilhas é “Vida e obra de Paixão Cortês". O folclorista faleceu no dia 27 de agosto de 2018, aos 91 anos. João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes se tornou referência no estudo e na própria formatação da identidade do gaúcho. Ele deixa como legado aquilo que só cabe na biografia dos mais importantes pesquisadores: sua imagem se confunde com a do objeto que ele dedicou a vida a desvendar.

Não foi à toa que, em 1954, quando aconteceu a criação da escultura do Laçador, símbolo do gaúcho, o autor Antônio Caringi bateu à porta de Paixão Côrtes em busca de um modelo para a estátua que se encontra próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Apresentações de DTG

Na tarde da última quarta-feira, 18/9, foi realizada a apresentação do DTG Lanceiros maristas, do Colégio Marista Maria Imaculada. Além da apresentação do DTG do Colégio, contamos com a apresentação dos grupos Mirim e Juvenil do DTG Fogo de Chão, da Escola Municipal Santa Terezinha. As apresentações foram destinadas para as turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais. Entre o repertório da apresentação, estava Maçaninco, Pezinho e Carangueijo, músicas tradicionais do folclore gaúcho.

Mateada Farroupilha

A Direção do Colégio, juntamente com a Associação de Pais e Mestres do Marista Maria Imaculada (APEMI) e o Grêmio Estudantil Maria Imaculada (GEMI) promoveram a Mateada Farroupilha, cujo objetivo foi de fomentar um espaço de confraternização que contemplasse, também, um momento de integração entre as famílias em torno das tradições gaúchas. O evento, além dos petiscos oferecidos pelo GEMI e APEMI, contou com a parceria da erva mate Ximango, que distribuiu mais de 100 pacotes de erva.

Salchipão do GEMI

Com o objetivo de integrar os estudantes do turno da manhã no encerramento da Semana Farroupilha 2019, O Grêmio​ Estudantil Maria Imaculada preparou a ação de distribuição de Salchipão para todos os estudantes dos Anos Finais e ensino Médio, a qual foi realizada na manhã desta quinta-feira, 19/9.

Entretenimento

Du​rante a Semana Farroupilha, os estudantes puderam se divertir com torneios e provas livres de Vaca Parada, tradicional brincadeira gaúcha.