#setembroAMARelo: conscientização e valorização da vida

06/09/2019
Saúde
projeto de valorização da vida promove espaços para que os estudantes conversem sobre suas emoções, pensamentos e comportamentos, visando promover o autocuidado;

​O ser humano está em constante construção, procurando pelo sentido de sua vida. É um ser concreto, situado, mas aberto. É livre para escolher o que quer ser e o que quer fazer na sua vida, sendo um projeto que se realiza em sociedade e em liberdade. Por ser assim, necessita de objetivos, de finalidades que darão sentido a sua vida e auxiliarão na organização de seus pensamentos, norteando suas escolhas a partir de valores pessoais e coletivos.​

Nesse contexto, o Colégio Marista Maria Imaculada, em parceria com Grêmio Estudantil Maria Imaculada - GEMI, está promovendo no mês de setembro inúmeras ações com estudantes de 6º ao 3º ano do ensino médio, visando espaços para debates, oficinas e momentos de escuta. Segundo a orientadora educacional e coordenadora do projeto, Débora Schmidt, o projeto #SetembroAMARelo tem o objetivo de fomentar a valorização da vida, potencialização do cuidado, autoestima e hábitos saudáveis. “É necessário trabalhar em rede os aspectos que perpassam a saúde mental, tão importante quanto a saúde física", completa a educadora.​

Para a assistente social do Colégio, Alini Martini, todas as crianças e jovens têm sentimentos positivos e negativos, ideias boas e ruins, ações que são saudáveis outras nem tanto ao longo do dia, sendo uma responsabilidade compartilhada entre escola e família na identificação e busca de tratamento. “Esses sentimentos, ideias e ações que vão e vêm, estão geralmente ligados a situações do dia a dia e fazem parte da vida. De uma forma geral, não representam problemas para a saúde mental, porém, algumas vezes, os sentimentos ficam intensos demais, acontecem com muita frequência, duram muito tempo e podem causam problemas no relacionamento com as pessoas próximas, no rendimento na escola, interferem nas atividades de lazer", completa.

Atividades no Colégio

DATAATIVIDADEHORÁRIOLOCAL

(sexta-feira)

- Abertura da Campanha: entrega do laço símbolo da campanha e apresentação da mesma;

Espaço do colégio.

(quinta-feira)

Músicas que Inspiram: estudantes serão recepcionados com apresentação do grupo de música.10h15 ás 10h30Sala Multiuso.

Roda de conversa: “Fortalecer os fatores que protegem a saúde mental: Como fazer?"

10h30 às 11h20Sala Multiuso.
A Arte de Viver: Construção do mural com fotos dos estudantes vivenciando momentos de promoção da vida11h20 às 12hÁrea coberta
17/9Celebração Eucarística em comemoração à Vida17h45Capela do Colégio

(quinta-feira)

Frases que Transformam: Vídeo sobre promoção da vida e empode​ramento.

8h às 10hDependências do colégio.
Frases que Transformam: confecção de cartões.8h às 10hDependências do colégio.
Frases que Transformam: entrega dos cartões na comunidade Horário a definirLideranças (Grêmio estudantil, Voluntariado)

(segunda-feira)

- Apresentação Cultural do turno integral.

8h às 9hSala multiuso

- Bate papo com profissionais da área da saúde.​

8h às 9hSala multiuso
Distribuição de Abraços: estudantes voluntariado, Grêmio Estudantil e PJM, distribuirão abraços a quem desejar/ precisar.Manhã: 9h30 às 10h30Dependências do colégio.

Sobre o mês

Segundo o​ Centro de Valorização da Vida - CVV​, setembro é o mês mundial da valorização da vida: Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por​ ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.