A avaliação é prática pedagógica que tem como finalidade o diagnóstico e acompanhamento contínuo e reflexivo do desenvolvimento do currículo e do processo de ensino-aprendizagem. Avaliar consiste num processo que deve ser sistemático e compartilhado demandando assertividade, organização, sensibilidade e criticidade. Com isso, a ação de avaliar tem a capacidade de balizar, legitimar, regular e emancipar o processo de ensino-aprendizagem.
Para tal, está sendo realizado, nesta segunda e terça-feira, 17 e 18/6, o Simulado FTD. A Avaliação Educacional do Ensino Médio é uma avaliação em larga escala do Sistema Marista de Educação para diagnosticar a aprendizagem. O simulado segue o modelo ENEM, e tem por objetivo preparar os estudantes para os exames e vestibulares, além de contribuir com o olhar sobre às trajetórias de ensino e aprendizagem e às relações que estão sendo estabelecidas no processo avaliativo.
Os dados resultantes do conjunto de estratégias e instrumentos avaliativos são sistematizados e registrados em uma plataforma online, apresentando resultados e sugestões para os planos de estudos dos estudantes, além de subsidiar os professores a aprimorarem as aulas.
O QUE É O SISTEMA MARISTA DE EDUCAÇÃO?
É uma material didático inovador desenvolvido por educadores maristas, que possibilita múltiplas aprendizagens nas diferentes áreas de conhecimento, a partir de diversos temas e contextos. Além do conteúdo dos livros, o material conta com uma plataforma digital que complementa os estudos de forma interativa e integrada. Assim, os estudantes constroem o conhecimento por meio da conexão que fazem entre os saberes.