Tempo de Natal: amor que surpreende

28/11/2018
Espiritualidade
A partir do dia 29 de novembro, quinta-feira, iniciaremos as vivências do Natal, momentos de integração, reflexão e celebração dos estudantes e famílias maristas.

Estamos em uma época do ano em que nossa solidariedade está mais acordada e a sensibilidade aguçada na observação de situações e pessoas que, em outros tempos, poderiam ser insignificantes. Em qualquer época e lugar, existem contextos que interpelam para agirmos em favor de alguém que precise de nossa amorosidade. Aquele amor que somos capazes de sentir da parte de Deus para conosco – porque Ele nos amou primeiro (I Jo 4, 19) – é o amor que estamos desafiados a espalhar onde quer que estejamos. O poder simbólico de Jesus nascendo em um lugar que servia de abrigo para animais é forte e significativo. Ele interpela a superar, hoje, a indiferença e ter a coragem de olhar a realidade a partir das periferias do mundo. A esperança que nasce do amor dedicado a solucionar situações urgentes é uma forma de continuar possibilitando que a fé em uma sociedade mais inclusiva é possível.

A partir do dia 29 de novembro, quinta-feira, iniciaremos as vivências do Natal, momentos de integração, reflexão e celebração dos estudantes e famílias maristas. Através das vivências realizadas, os educadores e estudantes buscam refletir o significado e valores do Natal.

Vivência em Família

A primeira atividade a acontecer, será o Natal em Família, onde celebraremos o nascimento do Menino Jesus na dimensão da ternura e do afeto de Maria e José. Nosso intuito é proporcionar a vivência da mística e da espiritualidade marista, tendo como inspiração a Família de Nazaré. Também queremos compartilhar a cultura da paz e da civilização do amor, cm todos aqueles que fazem parte da nossa vida. Sendo assim, nossas famílias estão convidadas a no dia 29 de novembro, às 18h, estarem conosco no Natal em Família 2018. Nesse dia, a proposta é que cada turma, junto com seus educadores e famílias, traga enfeites para decorar os pinheiros que estarão no pátio e que farão parte da decoração natalina no Colégio.

Além dos muros do Colégio

Além do Natal em Família, a Pastoral Juvenil Marista (PJM), que tem por objetivo estabelecer um processo de formação integral que desenvolva os aspectos da espiritualidade, da eclesialidade, da autonomia, do aprofundamento no carisma marista e da intervenção na sociedade, está desenvolvendo uma ação para colocar em prática o protagonismo juvenil. Os participantes, sob o auxílio da Agente de Pastoral, Nathália Jung, estão desenvolvendo uma ação na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) onde foram recolhidos os pedidos de Natal dos estudantes (de 17 a 55 anos) para que posteriormente possamos presenteá-los.

Pensando em envolver toda a comunidade escolar nessa causa, cada turma e setor do Colégio adotará uma cartinha com os pedidos. Para que consigamos efetivar essa ação, cada turma, junto com o seu professor responsável se mobilizará para a conseguir o desejo solicitado na sua carta. Os presentes serão recolhidos pela pastoral escolar até o dia 10/12 e posteriormente serão entregues pelos participantes da PJM na APAE Canela.​