Grupo de Voluntariado realizada ação de Dia das Crianças

25/10/2019
Comunidade
Atividade integra o núcleo de ações que visam formar cidadãos comprometidos com a promoção da vida

​​​​​​​​O grupo de voluntariado tem por objetivo desenvolver entre os estudantes a cultura da Solidariedade e o protagonismo social através dos valores Maristas. Assim, foi realizado no dia 24/10 no Centro Social Padre Franco a Festa da Criança para as crianças atendidas pela instituição. Em parceira com o Grêmio Estudantil e através de doações, a festa contou com brinquedos, alimentação e momentos de muita alegria e diversão.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), “voluntário/a é o/a jovem, adulto/a ou idoso/a que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades  de bem-estar social ou outros campos. O/a voluntário/a cumpre seu papel social, exerce e promove a cidadania.

Para o Coordenador de Pastoral do Colégio, Jean Arcari, as ações sociais realizadas pelo grupo de Voluntariado no Centro Social Padre Franco são momentos de partilha e contribuem para desenvolvimento do estudante-voluntário como um protagonista social. “A festa da criança venho para coroar a bonita caminhada realizada este ano pelo grupo junto a comunidade social Padre Franco." , completa o educador.

O grupo de Voluntariado do Colégio tem encontros todas as quintas-feiras, com visitas e ações quinzenais no Centro Social Padre Franco. O grupo também realiza ações sociais esporadicamente em outras instituições sociais da região de Canela e Gramado.  ​

PASTORAL ESCOLAR: CONHEÇA AS INICIATIVAS

​​Pastoral Juvenil Marista (PJM): Espaço de participação de adolescentes e jovens, para a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Grupo de Voluntariado (Agita Marista): O Voluntariado Marista visa contribuir na construção da Cultura da Solidariedade, colaborando na efetivação da missão de evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos comprometidos com a promoção da vida. Optamos pelo voluntariado educativo, fomentando iniciativas e experiências transformadoras, pessoal e social, no qual o/a voluntário/a entra em contato com distintas realidades, recebendo formação e acompanhamento específicos. O programa destina-se à Rede Marista: alunos, ex-alunos, colaboradores, irmãos, fraternos/as do MChFM, familiares e amigos a partir de 14 anos de idade.