Navegar para Cima

Notícias

Agosto, o mês das vocações

30/08/2022
Espiritualidade
Período de cuidar do próximo, rezar e refletir

​Em agosto, no Brasil, comemoramos o Mês Vocacional da Igreja Católica, período dedicado às vocações nas diversas expressões. Atividades, reflexões e celebrações são propostas, com o intuito de sensibilizar os batizados para a importância do cultivo da vocação e de despertar crianças, jovens e adultos para uma opção vocacional.

Diante disso, o Colégio Marista João Paulo II proporcionou atividades e reflexões sobre o tema, como a roda de conversa que a equipe de Pastoral realizou com os estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio.

Esse momento, de integração e motivação, contou com a presença do Irmão Marista Donavan Farias, que veio de Porto Alegre para contribuir com as atividades da Pastoral durante o mês vocacional. Donavan contou um pouco da própria experiência pessoal e como foi o percurso de escolhas até fazer os votos e se tornar Irmão Marista.

IMG_4472.JPG
​Irmão Donavan em roda de conversa com os estudantes 


Durante a atividade, os jovens tiveram a oportunidade de esclarecer as mais variadas dúvidas sobre como reconhecer a vocação de cada um e aprofundar-se nela, além de saber um pouco mais de como são a vida religiosa e a pessoal de um Irmão, que são muito diferentes do que muitos pensam.

Os Irmãos Maristas não são sacerdotes, mas fazem votos de pobreza, castidade e obediência. Eles dedicam-se à docência, à evangelização, à gestão de colégios, às atividades em centros sociais e, também, à comunicação, à saúde ou à administração da instituição como um todo.

Além da roda de conversa, o Irmão Donavan esteve presente nas turmas da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e em momentos de diálogos com os educadores do Colégio. Nessas oportunidades, abordou o tema vocacional e a celebração ao Dia do Marista, comemorado em 15/8.

 IMG_4534.JPG
​Jovens esclarecem as dúvidas sobre a vocação e conhecem mais sobre a vida de um 
Irmão  



Semana Vocacional Marista

O tema da Semana Vocacional Marista deste ano foi Maristas de Champagnat: Comprometidos com o cuidado da vida, com o lema Ousemos cuidar da vida e, como iluminação bíblica, uma passagem do texto do Evangelho de São João: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância" (Jo 10,10).

Entendemos que esta semana, em especial, foi um tempo fecundo para fortalecermos a Cultura Vocacional com os Irmãos, as leigas, os leigos, os colaboradores, as Unidades e as Comunidades Maristas, incluindo as famílias e o que está ao redor. Tratou-se de um tempo favorável para revisitar, revitalizar e impulsionar o projeto de vida e de missão a que cada pessoa se propõe, com os desafios e as motivações ao longo do caminho.

O objetivo da nossa Semana Vocacional foi sensibilizar, mobilizar, refletir e fortalecer a Animação Vocacional, com o intuito de comprometer mais pessoas com a construção de uma cultura vocacional.