Aulas de Educação Financeira transformam estudantes em aliados do orçamento familiar

10/05/2022
Projetos
Reflexões despertam para consumo responsável, sustentável e racional no cotidiano doméstico

​​​​​Entre comprar um caderno escolar de R$ 25 ou um simples de R$ 5, o que se deve levar em consideração? Qual contribuição cada um de nós está dando para uma economia global sustentável ao levar para o supermercado sacolas retornáveis (e dispensando as plásticas)? É refletindo e colocando na ponta do lápis questões como essas, do dia a dia, que o Marista Asa Norte envolve os estudantes dos Anos Iniciais em noções de consumo responsável nas atividades de Educação Financeira.

Para a professora Yana Alves, o objetivo é ensinar a utilização do dinheiro de maneira consciente. “As crianças vivenciam desafios diferentes, diferenciando os desejos das necessidades, e tendo um olhar para o futuro, por meio do empreendedorismo, ou despertando a noção de que é preciso poupar para alcançar objetivos maiores", explica a educadora.

​​ Texto auxiliar da imagem

Estudantes aprendem a diferenciar desejos e necessidades

O material didático adotado, o Oficina de Finanças, elaborado pela editora FTD, torna o aprendizado ainda mais lúdico e significativo. Ao final de cada atividade ou experiência, a turma debate e chega à conclusão se fez, de fato, a melhor escolha de consumo ou de gasto. Além de explorar situações do cotidiano e do orçamento das famílias, as reflexões sobre Educação Financeira também acabam por introduzir ensinamentos no campo da Cidadania.

Um exemplo é a análise de notas de compras de supermercado trazidas pelos próprios estudantes para as oficinas: eles são orientados a entender o impacto dos impostos no valor pago no caixa. “Algumas famílias nos procuraram para dizer que eles compartilharam esse aprendizado em casa", conta a professora Yana.

Aprendendo a gastar

As aulas de Educação Financeira estimulam as crianças a compreenderem a dinâmica dos gastos da família e que é preciso fazê-los de forma racional. Um exemplo é o entendimento de que cartão de crédito significa dinheiro dispendido: em algum momento o cartão terá que ser pago.

“Tudo que é trabalhado em sala, é aplicável em casa, com a família", reforça a professora. “Trazer a Matemática para a realidade dos estudantes é tornar o aprendizado ainda mais significativo. Assim, eles vivenciam a disciplina de uma forma tão leve que nem percebem; eles se envolvem e se sentem fazendo parte do processo".

Outro fator importante é o estímulo ao empreendedorismo. Com a utilização de vídeos e depoimentos de empreendedores, alguns estudantes sinalizam que se identificam e que querem empreender no futuro, exercendo novas profissões e carreiras – e entendem que, para ter sucesso, os ensinamentos sobre Educação Financeira são essenciais.