Centenário da Semana de Arte Moderna e autor Jonas Ribeiro no Literarte 2022

21/03/2022
Projetos
A prática pedagógica para os Anos Iniciais homenageará escritores e artistas brasileiros

​Na manhã do dia 12/3, os estudantes dos Anos Iniciais tiveram o primeiro sábado letivo de 2022, que marcou o início dos estudos para a prática pedagógica do Literarte. Neste ano, os estudantes se dedicarão aos estudos de dois temas: Centenário da Semana de Arte Moderna e obras literárias do autor Jonas Ribeiro.  E para iniciarem os projetos, que serão desenvolvidos ao longo dos próximos meses, o momento contou com atividades e vivências musicais, de literatura, arte e diversas iniciativas culturais.

Para as turmas do 1º ano EF, o sábado letivo começou no Salão de Atos. No local, as crianças participaram de uma oficina de musicalização e assistiram a contação de histórias do livro O que não tem preço. Para finalizar a manhã, as turmas retornaram para a sala de aula para refletirem sobre as vivências da aula diferenciada.

Nas turmas do 2º ano EF, a emoção marcou o sábado letivo. Os estudantes receberam cartas carinhosas das famílias, como parte da dinâmica que foi desenvolvida durante toda a manhã. Depois da surpresa, eles colocaram a mão na massa na produção das Caixas de emoções. Nelas, serão guardadas elementos que denotam​ emoções e sentimentos positivos para a vida. A atividade foi baseada no livro Gavetas, que aborda as experiências que vivenciamos e guardamos na mente e no coração.

Para os estudantes do 3º ano EF, a obra escolhida foi Filhos​trengo Fifongo e a chave preciosa, que aborda um mundo de descobertas e poder. Após a leitura em sala, as crianças participaram de uma oficina de arte para a produção de fanzines baseado no livro estudado. Posteriormente, as produções dos estudantes serão expostas para apreciação da comunidade educativa.

Na oficina de musicalização do 4º ano, os estudantes trabalharam a atenção e o ritmo, inspirados na composição Trenzinho caipira, de Villalobos. Nas atividades, a crianças tiveram a oportunidade de manusear instrumentos diferenciados, como xilofone, cajon, chocalho e vários outros.

Já o 5º ano trabalhou a obra Quando a verdade bate asas, além de fazerem um estudo da vida e obra do autor homenageado no projeto.

​Todos os livros que inspiraram as atividades e dinâmicas são de Jonas Ribeiro.​

​​ Texto auxiliar da imagem

Estudantes iniciaram os estudos e práticas para o Literarte 2022 em oficinas diversas

Para a coordenadora do segmento, Denise Campos, os temas do Literarte trarão muitas inspirações, além de aprendizados, para os estudantes. “A semana de 22, com os devidos recortes do ponto de vista da infância, foi escolhida como tema para proporcionar às crianças a percepção desse marco histórico para a arte brasileira. Além disso, é importante que elas percebam como a arte faz parte da nossa essência, do nosso dia a dia." Diz a coordenadora.

Já a escolha por homenagear, também, o escritor Jonas Ribeiro, vem da vontade de valorizar os talentos literários d​o nosso país. Jonas encanta milhares de crianças por meio dos seus mais de 100 livros publicados e é um autor muito querido por nossos estudantes. “Identificamos no Jonas Ribeiro uma afinidade literária com o eixo temático das habilidades socioemocionais que trabalhamos no Colégio." Finaliza Denise.

Esse foi apenas o início das atividades do Literarte. Em breve, teremos mais vivências culturais, artísticas e literárias para compartilhar com estudantes e famílias maristas.