Ciranda Literária 2019: a imaginação contada em histórias

27/03/2019
Projetos
Projeto da Educação Infantil tem como objetivo ampliar o repertório cultural e literário das crianças.

​​​​No dia 23/3, sábado, aconteceu o lançamento da segunda edição da Ciranda Literária, projeto voltado para a Educação Infantil, que tem como objetivo ampliar o campo de experiência da fala, escuta, pensamento e imaginação. O propósito de desenvolver as experiências da leitura das crianças por meio do contato com livros, histórias infantis e variados gêneros textuais também faz parte do projeto.

IMG_8718.JPG
Abertura da Ciranda Literária 2019

O evento teve início às 8h, quando a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Viviane Melise, saudou os pais e estudantes presentes. Os professores José Maurício Sant Anna, Kelly Passos e Mariana Piubelli conduziram o momento de oração com uma dinâmica, promovendo a participação dos convidados. Em seguida, a contadora de histórias Nyedja Gennari apresentou um espetáculo com histórias que levaram à plateia sentimentos de emoção, alegria, gargalhadas e uma viagem ao mundo da imaginação.

IMG_8780.JPG
Presença da contadora de histórias, Nyedja Gennari

Após a apresentação no Salão de Atos, aconteceu a troca de livros entre as crianças e familiares. O momento foi de descontração, troca de experiências entre pais e filhos por meio da contação de histórias e de diversão.

IMG_8912.JPG
 Elizângela Silveira, orientadora educacional da EI, participou da troca de livros

Segundo Viviane, a proposta deste ano é ampliar e ofertar várias possibilidades para que a Ciranda permaneça em movimento e gire por diversas histórias. “Queremos movimentar as possibilidades de contar história de várias formas. Teremos vivências na Biblioteca da escola, contação de histórias pelas famílias, espetáculos de teatro infantil e tantos outros momentos. Queremos, ainda, agregar novas experiências para enriquecer o projeto e trabalhar a linguagem oral com as crianças, permitindo que elas vivenciem e partilhem dessa experiência".

IMG_8916.JPG
Contação de histórias entre pais e filhos

Para Elaine Rodrigues, mãe do estudante Rafael Rodrigues, do Nível 3C, é muito importante a escola desenvolver esse tipo de projeto. “ Isso incentiva a criança a visitar a Biblioteca, a ter contato com o livro. Eu percebo que o meu filho gosta muito, ele frequenta a Biblioteca diariamente, lê, no mínimo, um livro por dia e isso é peça chave para a formação dele. Eu gosto muito de ler e incentivo a leitura na minha casa", relata. ​