Conheça as diferenças entre o Marista Virtual e o Marista Virtual 3.0

29/04/2021
Veja as funcionalidades de cada um das nossas plataformas

Entre as principais plataformas virtuais que utilizamos no Colégio, duas delas são o Marista Virtual e Marista Virtual 3.0. Este artigo tem por objetivo ajudar você a compreender melhor cada uma delas.

Para começo de conversa: Marista Virtual e Marista Virtual 3.0 são a mesma coisa?

A resposta é sim e não ao mesmo tempo.

Por um lado, podemos dizer que sim porque Marista Virtual é um nome orginalmente pensado para se referir a um projeto estratégico dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. Essa iniciativa tem por objetivo, um dia, tornar nossas plataformas um único sistema - para que elas conversem entre si, facilitando processos administrativos e, por consequência, a relação com os públicos.

Como o primeiro sistema implementado foi um ambiente administrativo junto a um aplicativo para uso das famílias, acabamos dando o nome do projeto Marista Virtual.

Porém, em paralelo a essa iniciativa, outro projeto surgiu - a atualização de nossa plataforma de educação virtual utilizada por professores e estudantes, baseada no sistema Moodle Rooms. Ela também levou o nome de Marista Virtual, mas com um adendo: chamamos de Marista Virtual 3.0. para diferenciar.

​A seguir, explicamos melhor a diferença de cada um.

Marista Virtual: navegador e aplicativo

Quando orientamos as famílias a acessarem o Marista Virtual no navegador ou aplicativo, estamos nos referindo a esse ambiente com informações mais administrativas do Colégio - como registro de entrada e saída, notas, boletins, rematrícula on-line, consulta financeira, horários, ocorrências pedagógicas, comunicados, envio de pushs de mensagem, entre outras.

Para acessar a plataforma web, basta clicar no ícone ENTRAR do nosso site, no canto superior direito e escolher a opção Família / Aluno / Educador (confira imagem abaixo). ​

​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / Legenda da Imagem​

A versão aplicativo da ferramenta é o Marista Virtual App. Saiba mais clicando aqui.

Marista Virtual 3.0: plataforma de aprendizagem

O Marista Virtual 3.0, por sua vez, é como chamamos a nossa plataforma de aprendizagem virtual, criada com a ferramenta Moodle Rooms. Ela funciona como uma extensão da sala de aula, sendo um local para armazenagem de arquivos, conteúdos extras, entrega de trabalhos, realização de atividades e avaliações. É um complemento e uma de nossas principais ferramentas pedagógicas. Ela é voltada ao uso de estudantes e educadores.

Para acessá-la basta entrar neste link ou ir no ENTRAR do nosso site e clicar em Marista Virtual 3.0 (confira imagem abaixo).

Acessando.jfif