Crianças da Educação Infantil escolhem representantes de turma

05/04/2021
Liderança
Ao longo do ano, o projeto Clima valorizará a escuta e o protagonismo infantil.

​​​​​​​​​Nas últimas semanas, os estudantes da Educação Infantil participaram do processo de sensibilização, candidatura, eleição e posse para escolha dos representantes de turma. Os momentos de escuta e diálogo incentivaram o protagonismo e despertaram a reflexão acerca da importância das lideranças para a sala de aula, escola e sociedade. As atividades fazem parte do projeto Conselho de Líderes Maristas (Clima), que contempla todas as séries, do Nível 3 da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio.

Durante a semana que antecedeu a eleição, as professoras trabalharam temas sobre democracia, diversidade e participação ativa, com o objetivo lançar debates sobre o papel e o perfil de um representante de turma. Para a orientadora educacional do segmento, Elizangela Silveira, a criança é um ser social com potencialidades que podem e devem ser desenvolvidas no espaçotempo da escola. “O ambiente escolar precisa ser pensado de forma a fazer emergir todos esses potenciais, tais como a capacidade de apresentar ideias diferentes, de questionar situações e de expressar opiniões." Relata a educadora.

Posse (42).JPG
Na posse, os representantes foram homenageados pelos colegas

Para participar da eleição, os candidatos apresentaram suas propostas, que incluíam desde ajudar as professoras e colegas nas necessidades do dia a dia, ao compromisso de deixarem as salas sempre organizadas e zelar pela harmonia.

Cada turma elegeu 3 representantes dentre estudantes que participam das aulas nas modalidades on-line e presencial, que atuarão até o início do próximo semestre, quando haverá um novo processo de candidatura e eleição. Assim, mais crianças terão a oportunidade de representar os colegas.

Ao longo do ano, o projeto Clima valorizará a escuta, com assembleias nas quais serão trabalhados o diálogo, o respeito, a resolução de problemas e o reconhecimento de boas ações e de novas práticas. Assim, legitima-se o fazer pedagógico fundamentado na concepção de uma infância viva, em que a criança é ativa, capaz e protagonista.

Confira algumas fotos do projeto na nossa galeria.