Seguranca, reencontros e afeto na volta às aulas 2021

05/02/2021
Comunidade
No dia 1°/2, o Colégio recebeu estudantes que retornaram às aulas presenciais e on-line

​​​​​​Com muita alegria, fé e esperança de que teremos um ano abençoado, recebemos nossos estudantes e famílias maristas no primeiro dia letivo de 2021. A segunda-feira, 1º/2, foi marcada por reencontros, novidades e cuidado.

As semanas que antecederam o retorno às aulas foram de organização, planejamento e, sobretudo, de revisar os protocolos de segurança para recebermos todos os estudantes que retornaram ao ensino presencial e darmos o suporte necessário aos que optaram por permanecer em casa, na modalidade remota.

Estudantes e famílais retornaram à rotina escolar

Os momentos de acolhida, preparados especialmente pela equipe pedagógica, contaram com música, apresentação dos professores, atividades de reflexão sobre o projeto de vida, retomada da importância das ações de prevenção à covid-19.

Para os pais das estudantes Clara e Nina Menezes, Luciana e Carlos, o retorno presencial, que já havia acontecido em outubro de 2020, os protocolos de segurança adotados pelo Colégio transmitiu segurança à toda família. “Elas estavam desanimadas em casa e retornaram super comportadas em relação aos protocolos.  Com cada um no seu lugar na sala de aula, a entrada da escola sendo monitorada, com aferição de temperatura... ficamos muito seguros em relação ao retorno" salientam. ​

Protocolos de segurança

Para a retomada das atividades presenciais, o Colégio passou a atuar em conjunto com a Estrutura Executiva dos Colégios da Rede Marista, para organizar um plano específico de retorno. O documento intitulado Guia de retorno às atividades presenciais norteou todas as iniciativas adotadas pela escola, tanto no período que antecedeu a volta às aulas, quanto agora, no dia a dia escolar.

Dentre as mudanças na rotina, que visam ao bem-estar e saúde de todos, o acesso ao Colégio é feito exclusivamente para quem estiver usando máscaras e após aferição de temperatura. Nas recepções, contamos com tapetes sanitizantes para limpeza das solas dos sapatos e totens de álcool em gel.

Os horários de entrada, saída e intervalo dos estudantes foram escalonados para evitar aglomerações e o distanciamento em sala de aula e demais espaços do Colégio é de, no mínimo, 1,5m. Nossos ambientes e superfícies de contato passam por constante higienização ao longo do dia, assim como estimulamos que os estudantes higienizem as mãos com frequência e não compartilhem objetos.