A fim de potencializar as formas de ensino-aprendizagem e seus diferentes espaços, o Colégio Marista Asa Norte desenvolve diversos projetos que visam o desenvolvimento e o aprimoramento das habilidades dos estudantes. Um desses grandes projetos é a Mostra do Conhecimento
A Mostra tem como objetivo proporcionar aos estudantes espaços de aprendizagens, com momentos de estudos, trocas de experiências e ampliação de conhecimentos, visando colaborar para a compreensão do mundo e as respectivas transformações. Além de conhecer e aplicar o método científico como caminho da construção de conhecimento, contribuindo para a formação integral de cada estudante.
Os trabalhos foram elaborados em grupos ao longo de quatro meses, destacando habilidades como a comunicação, a argumentação e a resolução de problemas. Antes de darem início à produção e apresentação final dos artigos científicos, os jovens tiveram a oportunidade de participar de palestras, oficinas de produção de textos e workshop de como estruturar e se portar em uma apresentação. Tudo isso com o incentivo e a orientação do corpo docente do segmento.
Estudantes participam de palestras.
Apresentação dos artigos científicos
Nos dias, 2 e 3 de setembro, após meses de preparação, os estudantes apresentaram mais de 50 artigos científicos nas mais diversas áreas do conhecimento. Em comum, todos abordaram problemas relevantes para a sociedade atualmente.
Grupo faz a apresentação do artigo científico.
Para o professor de Química do Ensino Médio, João Bruno Santos, a Mostra se assemelha aos projetos de iniciação científica desenvolvidos nas universidades brasileiras. “É necessário que a gente consiga visualizar que a pesquisa científica em nosso país é em grande parte desenvolvida nas universidades e se apresenta nos mais diversos campos da área do saber. Tamanha semelhança com a mostra faz parte do projeto pedagógico do Colégio Marista Asa Norte, pois os estudantes se aproximam do ambiente acadêmico e científico, além de compreender parte do processo.", explica João Bruno.
Os temas abordados nas pesquisas foram os mais variados possíveis, do Cyberbulliyng ao estudo de células troncos. “Fico muito feliz e satisfeito em ver a diversidade nas escolhas das temáticas, bem como o desenvolvimento e apresentação dos artigos. Sem falar que nós tivemos trabalhos com grande magnitude científica!", exalta o professor de Química.
O corpo docente que acompanhou todo o processo de construção e apresentação dos artigos irá analisar os trabalhos desenvolvidos e convidará seis grupos para participarem da Mostra Científica da Rede Marista, que está prevista para acontecer no dia 5 de novembro, no Rio Grande do Sul.