Navegar para Cima

Notícias

Do sertão à sala de aula: estudantes retratam o Nordeste do Brasil

28/08/2019
Cultura
Uma Sequência Didática que ampliou olhares e trabalhou as expressões linguística, artística e corporal.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Despertar um olhar sensível para a realidade do Nordeste brasileiro, que contribuísse para o fortalecimento da cultura e da identidade nacional, ao mesmo tempo em que proporcionasse a vivência de diferentes modalidades de expressão linguística, artística e corporal. Assim foi desenvolvida, ao longo do 2º trimestre, a Sequência Didática de Linguagens e Códigos dos Anos Finais, com o tema Do sertão à sala de aula. No encerramento das atividades, os estudantes apresentaram suas produções no Sarau Cultural.

Sarau Cultural (14).JPG
Uma manhã para valorizar a cultura nordestina e brasileira

A sequência teve como obras norteadoras os livros Justino, o retirante, Vidas Secas, O Sertão vai virar mar e Auto da Compadecida. Após a leitura das obras e o lançamento do projeto, as turmas iniciaram a produção de desenhos, de caixas literárias - representações artísticas e manuais dos livros lidos - e de produções textuais em poema, cordel, parlenda, quadrinha e trava-línguas. Durante o projeto, foram trabalhadas algumas competências, como a ressignificação das linguagens, a identificação de manifestações culturais e a compreensão da arte como saber cultural e estético.​

Matéria 1.jpeg
Caixa literária retratando cenários dos livros estudados 

A leitura das obras e as reflexões propostas permitiram a ampliação dos olhares para a região, como afirma Luiza Nodari, do 9º ano. “Na literatura que a gente trabalhou é muito perceptível a presença do preconceito. Então, foi um trabalho muito bom para percebermos que o Nordeste é muito mais do que os estereótipos mostram" afirma a estudante. Para a professora de Produção de Texto e coordenadora da área de Linguagens, Karla Tavares, esse foi um dos principais objetivos do projeto. “Trabalhamos questões como preconceito linguístico e literário, pois os livros retratam um sertão triste, com fome, seca e miséria, quando, na verdade, o Nordeste não é só isso. Queríamos quebrar esses estereótipos que estão bem enraizados na nossa literatura também. "

Sarau Cultural (112).JPG
Talento e dedicação nas apresentações que encerraram o projeto 

Os produtos finais da Sequência Didática foram apresentados no dia 23/8, no Sarau Cultural. No evento, os estudantes protagonizaram apresentações musicais, de dança e de teatro, trabalhando as linguagens verbal, musical, visual e corporal. O momento, que contou com a presença das famílias, emocionou e animou a plateia. Além do Sarau, os textos e desenhos produzidos deram origem a um livreto digital. Um dos maiores aprendizados do projeto foi o trabalho em equipe, como relata o estudante Vítor Nesi, do 9º ano. “Todos os estudantes fizeram a sua parte e colocaram a 'mão na massa'. Foi muito bom ver a satisfação de todos no dia da apresentação e perceber o quanto a gente pôs dedicação nisso, o quanto a gente suou para dar tudo certo e ser a coisa linda que foi" relembra Vítor.