O ensino da Educação Financeira é um dos temas transversais incluídos na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental. Implementada no Colégio há cinco anos, a prática pedagógica permite às crianças trabalharem conceitos, com o objetivo de construir comportamentos financeiros sustentáveis e conscientes diante do cenário econômico da população brasileira.
Para ampliar tais conhecimentos e dando continuidade às atividades de formação voltada para os pais dos estudantes, o Colégio trouxe, no dia 11/6, a palestra Educação Financeira é vida! com Leonardo Silva, fundador da Oficina das Finanças, programa que norteia as atividades nos Anos Iniciais.
.JPG?RenditionID=11)
Dicas para melhor gestão dos recursos financeiros
Na oportunidade, Leonardo falou aos pais presentes sobre sua trajetória e deu dicas sobre a melhor gestão do dinheiro, incentivando-os a utilizá-lo com sustentabilidade, ética, empreendedorismo, cooperação e responsabilidade social e ambiental. Apresentando os métodos dos 6 G´s (Gerar, gastar, guardar, ganhar, gerir e gratidão), Leonardo comparou o fluxo do dinheiro ao fluxo de uma caixa d'água, tornando o exemplo mais concreto.
Para Henrique Brito, pai da estudante Sara Brito, do 5º ano EF, participar desse momento foi muito importante, uma vez que ele não teve contato com o assunto na época do colégio. “Em casa trabalhamos com Educação Financeira, mas não com profundidade. Temos formas de poupar e de gastar com inteligência em alguns pontos, já em outros, não. Mas, agora, vamos começar a aplicar muitas das dicas que o palestrante deu." planeja.

Familiares de estudantes marcaram presença
Nas aulas dos Anos Iniciais, a metodologia é aplicada a partir de vivências, experiências que proporcionem reflexão e análise de práticas do dia a dia. Além do material didático, os professores utilizam folhetos de supermercados; encartes de propaganda; vídeos; notícias; propagandas virtuais e a prática de compra do lanche na cantina do colégio. Na prática, os estudantes refletem sobre a diferença entre necessidade e desejo, sobre comprar somente após analisar a real necessidade e de observar o que já se tem casa. A Sara, filha do Henrique, tem gostado dessas aulas. “Eu acho muito legal, pois a gente aprende novas coisas sobre gastar dinheiro, e sobre desejos e necessidades." finaliza a estudante.