Navegar para Cima

Notícias

Educadoras participam de encontro formativo sobre Infâncias

Evento contou com a participação de educadores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais.
19/03/2019
Formação
Evento contou com a participação de educadores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais.

​​​​​No sábado, 16/3, educadoras do nosso Colégio participaram do Encontro Formativo para educadores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, na PUCRS, em Porto Alegre, promovido pelos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. Cerca de 540 profissionais que atuam em 21 unidades maristas participaram de um dia inteiro de atividades voltadas à formação continuada de suas respectivas áreas.

Encontro Form (2).jpg
Palestra com Manuel Sarmento

A programação da manhã foi marcada pela palestra Perspectivas atuais nos Estudos da Criança: Implicações Educacionais, ministrada pelo professor e doutor português Manuel Sarmento. Na conferência, que foi seguida de uma roda de conversa com perguntas trazidas dos próprios participantes, Sarmento trouxe aspectos de seus estudos na área de Sociologia, na qual especializou-se em Sociologia da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, exclusão social, trabalho, educação e escola. 

IMG-20190319-WA0012.jpg
Apresentação das práticas literárias desenvolvidas nos Anos Iniciais do Colégio

Na parte da tarde, oficinas e a partilha de boas práticas marcaram o evento. A coordenadora Bruna Sousa e a professora Renata Alves, dos Anos Iniciais, mediaram a oficina Tessituras Literárias, que apresentou o LiterArte. Elas falaram sobre as vivências e as diferentes experiências de investigação, de pesquisa, interpretação e exploração por meio da arte que fazem parte do projeto. Para a coordenadora Bruna, compartilhar a prática pedagógica foi um momento de reconhecimento. "Senti muita receptividade dos educadores e me senti muito feliz pelo que foi apresentado. Foi bom trocar, partilhar e saber que estamos em comunhão pela formação de estudantes leitores, não apenas nos Anos Iniciais, mas na escola como um todo. Uma oportunidade de sairmos e voltarmos o olhar para nós mesmos, sabendo que estamos no caminho certo. Foi gratificante!" relata. 

A coordenadora Viviane Melise e a professora Geovanna Márcia, da Educação Infantil, também participaram da formação.