Educadores vivenciam significativas experiências na Jornada Pedagógica

07/08/2019
Oficinas e palestras marcaram a 2ª Jornada Pedagógica.

​​Após o recesso escolar do meio do ano, o retorno dos educadores foi marcado por momentos de aprendizado e partilhas durante a 2ª Jornada Pedagógica de 2019. Ao longo da semana, professores de todos os segmentos participaram de formações com foco, entre outros temas, na inovação.

Presença da artista Cida Mendes na abertura da Jornada Pedagógica

Na  abertura da Jornada, a artista Cida Mendes apresentou a peça teatral Tecendo Prosa uma comédia que conta o cotidiano da dona de casa Concessa, levando o público a refletir sobre a simplicidade da vida e os valores familiares.  As atividades para educadores da Educação Infantil  abordaram a importância do espaço como terceiro educador, com a doutora em Educação Maria da Graça Souza Horn, que partilhou pesquisas e vivências relacionadas ao assunto. Os professores dos Anos Iniciais participaram de uma oficina de zines – revistinhas popularizadas como um meio de divulgação de trabalhos artísticos, literários, musicais ou de qualquer cultura particular, de fãs para fãs – e da oficina Sensibilização do Leitor – conduzidas pela doutora em Leitura Literária Clara Etiene. Além disso, uma oficina de teatro foi ministrada pelo ator Benetti Mendes, com uma aula desafiadora e divertida para utilização dos métodos teatrais durante as aulas.

IMG-20190723-WA0021.jpg
Educadores dos Anos Iniciais na oficina de zines

Neurociência e gestão de sala de aula foram os temas trabalhados com a equipe dos Anos Finais, pela professora e palestrante Zilanda Souza, do Espaço Vida. O professor de Ciências da Natureza do segmento, Rodrigo Xavier, teve um novo olhar após os conceitos apresentados na palestra. “Esse momento proporcionou a nós, professores, novos olhares para a sala de aula, do aprender fazendo, e o quanto podemos ressignificar o nosso espaço de aprendizagem. Os estudantes são o universo e nós podemos dar um novo olhar para eles", comentou.

jornada 1.jpg

Planejamento das sequências didáticas dos Anos Finais

Para o Ensino Médio, estudos e reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular nortearam a semana. Uma aula-passeio por Brasília, parte do projeto PAS na Rua, que será desenvolvido com os estudantes no 2º semestre, encerrou as atividades. “A saída proporcionou aos educadores maior conexão com pontos turísticos, uma vez que diversas obras do Programa de Avaliação Seriada (PAS ) se referem à nossa cidade", comentou a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Janete Cardoso. A aula-passeio foi conduzida pelos professores de acordo com suas áreas de conhecimento. A professora de Biologia, Rosely Soares, relatou sua experiência. “Tivemos aula sobre cerrado, história de Brasília, literatura, geografia, química e outros componentes do currículo do Ensino Médio. A aula de campo foi um recurso para compreender a nossa cidade como espaço cultural, social e ecológico" finaliza.

IMG-20190726-WA0020.jpg
Aula-passeio por Brasília com os educadores do Ensino Médio​

Os educadores do Turno Integral vivenciaram oficinas de esporte e contação de histórias, desenvolvendo o lúdico e criatividade. Além disso, participaram de um Workshop de Língua Portuguesa.

IMG-20190724-WA0047.jpg
Os educadores participaram de oficinas de teatro

Formação para equipe administrativa

A equipe  administrativa do Colégio participou do Curso de Formação de Brigadistas Voluntário, que proporcionou conhecimentos como prevenção e combate a incêndio e de primeiros socorros, com o objetivo de preservar a vida, promover a recuperação da vítima e prevenir acidentes.

IMG_20190724_120352523.jpg
Aula prática de Primeiros Socorros ​​​​

Além das aulas teóricas, os colaboradores vivenciaram, n​a prática, situações de risco, como apagar fogo utilizando as técnicas corretas de manuseio das mangueiras de incêndio, prestar socorro à vítima em caso de desmaio, convulsão, hemorragia, entre outras situações. Para a auxiliar de secretaria, Paula Manuela,  participar do curso proporcionou diversos aprendizados “Gostei muito de ter feito parte do grupo de alunos da Brigada Voluntária, aprendi muito com os professores. A aula prática nos proporcionou uma vivencia ainda maior. O que mais me chamou atenção na aula prática foi a Casa de Fumaça, onde houve uma simulação de incêndio." relata a educadora.