No dia 20 de maio, celebramos o nascimento do fundador do Instituto Marista, Marcelino José Bento Champagnat. Natural de Rosey, no interior da França, Marcelino nasceu no ano de 1789 durante a Revolução Francesa.
Viver em tempos de mudanças da sociedade fez com que Champagnat desenvolvesse um espírito inquieto e incansável sempre em busca de um mundo mais justo e humano. Comprometido com esse desejo, ele fundou, em 1817, o Instituto dos Irmãozinhos de Maria. Em pouco tempo, a instituição se consolidou. Na época, foram criadas mais de 48 escolas que beneficiavam 7 mil estudantes nas áreas rurais da França.
Suas frases são conhecidas por maristas de todo o mundo, como: “A educação é uma obra de amor".
Que possamos, inspirados na trajetória de Champagnat, seguir audazes e corajosos para responder às urgências do mundo atual em busca do bem comum, sobretudo com olhar sensível às situações de injustiça e vulnerabilidade.
Educação marista
Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.
Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.
Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do co nhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.
Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.