Navegar para Cima

Notícias

Educação socioemocional

04/08/2022
Projetos
Colégio promove ações voltadas à valorização da vida e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes

​​Trazer a educação socioemocional para dentro do ambiente escolar tem o objetivo de estimular o estudante ao desenvolvimento de atitudes e comportamentos para lidar de forma eficaz com situações e desafios do dia a dia e consigo mesmo. Pensando nisso, o Colégio proporcionou ações que desenvolvem diversas competências, como autoconhecimento, criatividade, abertura ao novo, cooperação, trabalho em equipe, comunicação assertiva, flexibilidade, empatia, entre outras.

Uma dessas ações ocorreu no dia 30/7, sábado letivo, com os estudantes dos Anos Finais e seus familiares. Durante a manhã, os jovens contaram com atividades sobre a valorização da vida e trabalharam as habilidades socioemocionais. Na programação, as famílias participaram da Roda de Conversa sobre emoções e sobre a comunicação entre pais e filho, com a psicóloga Daniela Baí, além de atividades em sala, com reflexões sobre o que vejo, penso e pergunto sobre a vida e sobre mim.

palestra pais e filhos.JPG
Estudantes e familiares participam de Roda de conversa sobre habilidades socioemocionais

Para complementar a manhã, os jovens e os familiares realizaram atividades artísticas no pátio, ao ar livre, utilizando a técnica de pintura aquarela para expressar o que é valioso para cada um deles. Os 6º e 7º anos montaram um varal com as artes e, os 8º e 9º anos, um mosaico. Os 9º anos participaram de um momento diferente; contaram com um momento no Auditório 1, com explicações sobre o aborto e, em seguida, realizaram um debate em sala e uma produção textual.

Todo o trabalho que o Colégio vem desenvolvendo desde o início do 2º semestre favorece para o desenvolvimento dos jovens e adolescentes, dando condições para que eles se desenvolvam de forma equilibrada como cidadãos e indivíduos. É importante destacarmos que a parceria com as famílias faz toda a diferença em nossas ações, pois cria uma rede de apoio entre todos os envolvidos na educação dos nossos educandos.

aquarela em familia.JPG
Atividade artística ao ar livre, utilizando a técnica de pintura aquarela

Foi uma manhã de sábado muito proveitosa, alegre, repleta de conhecimento e união entre estudantes e familiares. A missão marista tem como premissa contribuir para a formação integral das crianças e dos adolescentes com foco na educação socioemocional.  Nesse dia, contamos com uma manhã muito proveitosa, alegre, repleta de atividades, conhecimento e união entre estudantes e familiares. 

mosaico estudantes.JPG
Mosaio produzidoo com os trabahos artísticos dos estudantes do 8º e 9º anos