Navegar para Cima

Notícias

Encantamento e aprendizado nas novas salas da Educação Infantil

11/04/2022
Inovação
Espaços vocacionados estimulam a criatividade, o movimento e o protagonismo das crianças

​​​​O sábado, 9/4, foi de muita celebração e alegria para o segmento da Educação Infantil. Após inaugurarmos as salas vocacionadas em momentos com os educadores e com as crianças do segmento, foi a vez de recebermos as famílias para conhecerem e explorarem nossos novos espaços.

 

As salas vocacionais foram pensadas e executadas de forma a atenderem ao desenvolvimento das crianças, conforme relata a coordenadora pedagógica do segmento, Viviane Melise. “Cada sala possui uma vocação e intencionalidades educativas concebidas para atendermos ao currículo da Educação Infantil de forma ainda mais potente e aprofundada.”

 

Para iniciarmos os trabalhos nesses espaços, os educadores do segmento foram os primeiros a conhecerem os espaços, exploraram as salas, materialidades e ferramentas, além de participarem de formações continuadas para fortalecer o fazer pedagógico e a utilização dos ambientes.

 

Conheça um pouco mais sobre cada uma das salas vocacionadas e suas vocações.

 

O Ateliê é um laboratório de aprendizagem investigativa, que envolve corpo, mãos e mente. É um espaço de liberdade de expressão, de participação infantil, de escuta, de criação e de respeito às múltiplas formas de linguagem existentes no mundo. Ferramentas convencionais e não convencionais, produção de tintas naturais, expressões plásticas, esculturas, criações e inspirações artísticas, dentre outras variadas vivências e ferramentas de expressão, farão parte desse potente espaço educativo.

​​ Texto auxiliar da imagem


 

A Sala Criativa trata-se de mais um espaço educativo investigativo. É um ambiente lúdico, promotor de descobertas, criatividade, aprendizagens, desafios e da cultura maker; é um espaço dinâmico, vivo, “brincável”, explorável, transformável e acessível para todos. Nela, disponibilizaremos variadas materialidades nessa sala, a maioria não estruturadas e naturais, como forma de compor um espaço que aguce a curiosidade das crianças.


​​ Texto auxiliar da imagem


 

A Sala Cultural busca incentivar a vivência e a descoberta do corpo e de suas possibilidades, por meio de propostas desafiadoras e criativas e da expressão a partir das diversas linguagens. No universo da cultura infantil, encontramos um vasto repertório de movimentos, de jogos e de fantasias, que se manifestam por meio da linguagem corporal e da expressividade. Outro aspecto importante é a presença de música, entendida como cultura, como modo de experimentar o mundo, como experiência de vida.


​​ Texto auxiliar da imagem


 

A Sala – Luz e Sombra reflete um espaço favorável à projeção de ambientes para pesquisa e para desenvolvimento tecnológico. A tecnologia presente nessa sala favorece novas formas de acesso à informação, mas, principalmente, integra os novos estilos de raciocínio e de construção do conhecimento. Nesse ambiente, as crianças irão avançar e ampliar suas experiências, o que influencia seu processo de aprendizagem para além do ambiente escolar.


​​ Texto auxiliar da imagem