A Educação Infantil é uma etapa em que cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados das crianças. No jeito marista de educar, os ambientes são considerados parte essencial do projeto curricular, e pensados de forma que proporcionem momentos que incentivam a imaginação, criatividade, socialização, descoberta e autonomia. “Os espaços pedagógicos educadores formam um dos alicerces das nossas diretrizes", afirma Loide Trois, Supervisora Pedagógica dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista.
Os estudantes são convidados a ocupar o lugar de protagonistas, para, acompanhados dos educadores, terem liberdade de expressar suas ideias – em um ambiente educador que os empodera e valoriza suas maneiras de participação e interação. “Acreditamos que o espaço escolar deve transmitir afetividade mesmo sendo uma estrutura física", explica Loide. “Precisa ser habitado de valores e princípios, da mesma forma em que aguça a curiosidade e desperta o desejo de aprender". Em sintonia com essa proposta, as salas de aula são compostas com mobiliários versáteis, que permitem diferentes arranjos e harmonizações. Também contam com materiais naturais e neutros que oferecem elementos sensitivos importantes, como luzes, cores, texturas, cheiros e sons.
Aprender brincando
Os ambientes pensados e projetados na educação infantil no Colégio Marista João Paulo II buscam traduzir as interações e suas possibilidades; a integração entre as turmas; os elementos da natureza como parte do cotidiano e como extensão da nossa casa comum; o brincar como direito da criança; as propostas de agrupamentos; o acesso a materiais não estruturados; o processo autônomo; o protagonismo infantil; o acolhimento. Os espaços também são conceituais, constituem campo semânticos nos quais e com os quais aqueles que o habitam estabelecem determinados tipos de relações emocionais e atitudinais.
A partir dos espaços educadores do Marista João Paulo II, as crianças se desenvolvem e aprendem brincando. Um exemplo é o projeto Espaço como terceiro educador, desenvolvido pelas turmas do nível 3, que teve como objetivo valorizar as relações estabelecidas pelas crianças nos variados espaços do Colégio, e, com isso, convidá-las a refletir sobre os lugares em que convivemos, estimulando a compreensão de lugar e de mundo onde vivem. Em assembleia, as crianças decidiram decorar o espaço da varanda com fitas, fios, miçangas e elementos da natureza; enriquecer as brincadeiras nas árvores com a colocação de balanços e tecidos; modificar os ambientes das salas de aulas, dentre outras ideias.
Segundo Viviane Melise, Coordenadora Pedagógica do segmento, nesses espaços, fecundos em possibilidades, as crianças adquirem o sentimento de pertença. “Elas conectam-se às pessoas e ao mundo, dando vida a cada ambiente. Há uma colaboração significativa das crianças na transformação de cada um dos espaços que são mutáveis e vivos. Aqui, a vida que pulsa interage com os objetos, com o meio e com os pares."