Ex-alunos participam de atividades voltadas para o PAS

04/03/2021
Preparação para o futuro
Concluintes do Ensino Médio em 2020 tiveram a oportunidade de participar de dois aulões  de revisão

​​​​​​​​Buscando potencializar, ainda mais, a preparação dos jovens para a terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB), o Colégio recebeu os concluintes de 2020 para retomar conteúdos do Ensino Médio em dois aulões de revisão.

No primeiro deles, realizado no dia 20/2, os ex-alunos puderam optar por participar da atividade de forma presencial ou virtual. Nossos professores compartilharam dicas preciosas e  resolveram questões de avaliações dos anos anteriores, abordando os conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza.

Para a coordenadora pedagógica, Janete Cardoso, a atividade é essencial para uma retomada geral dos principais pontos da avaliação. “Os professores trabalharam os aulões de maneira multidisciplinar, e isto é fundamental para que o estudante compreenda as questões da prova e possa elaborar as respostas da forma mais assertiva possível", acentua Janete. “Entendemos que as dicas e orientações dos professores trazem maior segurança para os estudantes, e uma revisão sempre será válida para relembrar o que foi estudando durante o Ensino Médio", explica a coordenadora.

Aulão 27.2.png
Professores retomam os conteúdos no ambiente virtual.

Uma semana depois, no dia 27/2, o aulão aconteceu exclusivamente no formato virtual, por meio da plataforma Microsoft Teams, onde foi possível acompanhar a revisão dos conteúdos de Ciências Humanas e  Linguagens e Códigos. O segundo encontro contou com muita música, vídeos, ​​imagens artísticas e reflexões. Além das dicas, os professores contextualizaram a obra Sobre violência, de Hannah Arendt, que permeará grande parte desta etapa do programa.

Para o professor André Pessoa, de História, é importante que os ex-alunos estejam bem amparados para realizarem a avaliação. “O PAS gosta muito de trazer a contextualização do mundo contemporâneo para as suas avaliações. Portanto, nós preparamos os aulões com muito carinho e atenção, abordamos todas as disciplinas específicas analisando, compreendendo e retomando os conteúdos possíveis da forma mais didática possível".

A Coordenadora Janete ressalta a importância de manter o vínculo neste momento com os estudantes que já finalizaram o Ensino Médio. “Voltar ao ambiente educacional e encontrar com os professores e colegas, torna possível retomar o vínculo e ressaltar o carinho que os docentes têm por cada estudante. Sentir-se amado, querido e saber que o Colégio tem uma expectativa boa em relação ao ex-aluno é fundamental para a segurança na hora de realizar a prova. Afinal, o emocional também é decisivo no momento de realizar cada questão", finaliza a coordenadora.

A terceira etapa do PAS/UnB estava agendada para o dia 7/3. Entretanto, devido ao contexto atual, a organização do programa  adiou a avaliação, que ainda não tem uma data definida para ocorrer. ​