Farol e ponte para a inovação é a temática que vem conduzindo as atividades da Jornada Pedagógica 2019, quando os educadores retornam ao Colégio e vivenciam momentos de aprendizado, planejamento e organização para mais um ano letivo. O início da jornada foi marcado pelo reencontro. Na segunda-feira, 28/1, os educadores foram recepcionados com um café da manhã especial. Em seguida, no Salão de Atos, a música e a descontração conduziram as primeiras atividades da abertura.
.JPG?RenditionID=11)
Professoras retornaram ao Colégio para organização do ano letivo
Ainda, no dia 28, tivemos o privilégio de receber duas palestras que trouxeram ainda mais significado ao tema da Jornada. Abrindo o momento formativo, recebemos Luciano Centenaro, com a palestra Inovação na Rede Marista. O Gerente Educacional da Rede falou sobre a tradição bicentenária marista aliada a projetos, iniciativas e ambientes inovadores, evidenciando os alicerces da nossa educação e o compromisso com a formação de excelência de crianças, jovens e adultos.

Luciano Centenaro fala aos educadores
Depois, o educador Luciano Meira subiu ao palco com a palestra Inovação para a transformação da escola. Na oportunidade, Meira apresentou dados sobre o engajamento dos estudantes, trouxe elementos e estudos sobre a implementação de atividades inovadoras na rotina escolar e reforçou a importância do papel dos agentes - estudantes, educadores e famílias - nesse processo. “Para o trabalho de construção das competências e habilidades, é necessário lançar um olhar afetivo sobre tudo isso, já que toda aprendizagem é um fenômeno emocional" afirmou o palestrante. Por meio da Arquitetura da inovação para a escola, ele salientou que iniciativas inovadoras envolvem lugares, experiências, pessoas e redes atuando em prol de uma aprendizagem verdadeiramente significativa.
.JPG?RenditionID=11)
Luciano Meira em sua palestra
Para os educadores, os momentos foram importantes para perceberem que estamos no caminho certo. A professora Karla Tavares, de Produção Textual, aponta o que mais a marcou. “Achei muito interessante, pois percebemos que no Colégio já inovamos em vários projetos, como nas sequências didáticas, por exemplo. Também gostei do que foi dito a respeito da importância das pessoas nos processos de inovação, sendo elas o centro de tudo, ou seja, estudantes, educadores e familiares são protagonistas do processo de aprendizagem. É muito importante pensar a inovação a partir das pessoas e não apenas a partir das tecnologias, foi muito bom perceber que estamos indo pelo caminho certo. " disse a professora.
Sabrina Crisóstomo, professora de Matemática, reforça e complementa “Foi muito importante para nós identificarmos o quanto já fazemos hoje. Muitas vezes não percebemos, devido à correria da rotina, o tanto que a gente já faz. Estamos realmente inovando, somos uma escola que inova. E a tendência é avançarmos, nos aperfeiçoando sempre mais" finaliza.

Professoras no segundo dia de Jornada
Até a sexta-feira, 1º/2, os dias serão destinados à formação e aperfeiçoamento dos docentes. No dia 4/2, segunda-feira, estaremos todos reunidos, aguardando as famílias maristas para iniciarmos o ano letivo.