Navegar para Cima

Notícias

Jornada Pedagógica marca início do ano letivo

04/02/2022
Formação
Educadores participaram de momentos formação na semana que antecedeu a volta às aulas

Os educadores do Colégio se reencontram na semana de 24 a 28/1 para mais uma edição da Jornada Pedagógica. Durante a semana, professores e colaboradores se dedicaram a momentos de aprendizado, formação e integração com o tema Tecendo os fios de uma história.

As atividades aconteceram nas modalidades on-line e, em alguns momentos, de forma presencial, nos espaços do Colégio. Na abertura, uma live de acolhida deu as boas-vindas aos educadores que retornavam às atividades, após as merecidas semanas de férias e descanso. Na oportunidade, o Diretor-geral Luiz Gustavo Mendes convidou a todos para celebrarmos, ao longo deste ano, o Jubileu de Prata do Colégio. Em 2022, completamos 25 anos de Marista João Paulo II. 

Nesse mesmo dia, 24/1, à noite, a jornalista e pedagoga Carolina Sanches foi a convidada para falar sobre Aprendizagens disruptivas e linguagens elásticas. Para o professor dos Anos Finais, Pedro de Miranda, a aula foi inspiradora. “Nos trouxe um olhar para além do horizonte, mas com os pés no chão, e provocou inspirações que nos levam a insistir em uma educação criativa e inovadora, pautada em princípios de aprimoramento pessoal e social”, destaca. 


​​ Texto auxiliar da imagem

Concentração e aprendizado em mais uma Jornada Pedagógica

​No dia seguinte, uma atividade especial de integração foi preparada para recepcionar os novos educadores, que puderam conhecer mais a fundo a história do Instituto Marista e do Colégio. As equipes pedagógicas de todos os segmentos se reuniram para traçar estratégias, bem como para elaborar a planejamento anual e as avaliações diagnósticas. 

Dentre as formações oferecidas, a equipe do Turno Integral Marista participou de atividades de expressão corporal e de oficinas de Língua Portuguesa, enquanto os Anos Finais e Ensino Médio lançaram um Olhar inovador para o planejamento estratégico, com a professora Naira Libermann, do Instituto IDEAR. A Educação Infantil participou de um encontro on-line sobre Educação em Tempo Integral com Loide Trois, supervisora pedagógica da Educação Infantil da Rede Marista.

Ao longo da semana, a Direção fez, ainda, uma entrega muito especial: um avental personalizável, remetendo ao princípio do serviço e da disponibilidade para a missão marista. E para finalizar a 1ª Jornada deste ano, dois momentos marcantes: a palestra sobre Atenção Plena, com Suliane Raube, e apresentação da Campanha da Fraternidade 2022, com o supervisor de pastoral Luiz Carlos Selbach. 

A semana dedicada à Jornada Pedagógica faz parte da agenda de formações voltadas para nossos educadores, uma das premissas do Colégio, que investe no aperfeiçoamento e em momentos de desenvolvimento de professores e funcionários ao longo de todo o ano letivo. Segundo o professor Pedro, tais momentos despertam vários sentimentos positivos e dão ainda mais ânimo para iniciarem as aulas. “Os incentivos de inovação elencados na Jornada Pedagógica nos despertaram a acreditar e a realizar aulas com rigor científico, mas preparadas com uma transposição didática criativa que desperta o interesse e a atenção dos estudantes nos conhecimentos partilhados em sala de aula.” Finaliza o educador.