As habilidades, os conteúdos e as competências desenvolvidas durante o ano permitiram aos estudantes dos Anos Finais análises e descobertas acerca de suas ações. Permitiram, também, a conscientização de que tais ações são capazes de mudar significativamente as relações com o outro e com o meio ambiente, por meio de atitudes pautadas no propósito de uma ética pessoal, social, humanitária e planetária, com vistas ao fortalecimento dos ideais democráticos.
Turmas do 8º ano na Câmara Legislativa do Distrito Federal
Nas turmas do 8º ano EF, as pesquisas sobre os três poderes, especialmente sobre as funções da Câmara e do Poder Legislativo, atores indispensáveis para o exercício da cidadania e consolidação da democracia, nortearam as atividades da Mostra do Conhecimento. Após uma visita a campo à Câmara Legislativa do DF (CLDF), os estudantes deram início às pesquisas e à elaboração de 20 projetos de lei. Em grupos, os jovens elaboraram propostas que englobaram temáticas desde a lei nacional de adoção ao uso de energia solar como matriz energética.
Apresentação dos projetos de lei na CLDF
Para apresentação e apreciação dos projetos, os estudantes retornaram à CLDF, onde, durante a sessão plenária, realizada no dia 13/11, vivenciaram os papeis de deputados. Da formação da mesa diretora à votação dos projetos de lei, o protagonismo e a seriedade dos estudantes foi destaque. Segundo a coordenadora do segmento, Débora Camargos, a iniciativa reforça o compromisso da pedagogia marista de formar cidadãos para o mundo. “A educação marista assume papel fundamental por meio de uma metodologia que envolve questões políticas, sociais e ambientais como alternativas para enfrentar os desafios impostos pela sociedade e, ao mesmo tempo, fortalecer o protagonismo do cidadão. Por isso, queremos mostrar que o estudante tem vez nesse processo e que, enquanto jovem cidadão, pode atuar contribuindo com ideias para transformar o país em que ele vive", afirma.
Estudantes vivenciaram os papeis dos deputados por um dia
Segundo a estudante Maria Eduarda Osmala, a experiência foi enriquecedora. “Ficamos muito nervosas, mas deu tudo certo. Foi uma experiência diferente e preparou a gente para o futuro, além disso foi importante sabermos que a população tem acesso às votações que ocorrem na Câmara, que podemos fazer parte disso", conclui a estudante.