Liderança ética e responsável é marca do Marista Asa Norte

01/04/2022
Liderança
Por meio de projetos, estudantes, educadores e famílias desenvolvem habilidades

​A liderança ética e responsável sempre fez parte da missão do Instituto Marista, que teve como fundador um líder visionário, audacioso, presente e amoroso: São Marcelino Champagnat. É por isso que, mesmo 205 anos depois, continuamos incentivando tal habilidade em todos os nossos espaços de formação, tendo estudantes, famílias e educadores como público impactado por iniciativas e formações que incentivam a prática da liderança.

Conselho de Líderes Maristas (Clima)

No projeto do Conselho de Líderes Maristas (Clima), estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio participam ativamente do processo de eleição dos representantes de turma. Na preparação para a escolha dos líderes, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) promove momentos de reflexão e debates em sala de aula, abordando temas como como democracia, diversidade, participação ativa e liderança, com o objetivo de fazer as estudantes refletirem sobre a importância de representar um grupo e sobre o perfil de um representante de turma.

Para a Orientadora Educacional da Educação Infantil, Elizangela Silveira, tal incentivo deve iniciar desde cedo, na infância. “A criança é um ser social com potencialidades que podem e devem ser desenvolvidas no espaçotempo da escola. Por isso, o ambiente escolar precisa ser pensado de forma a fazer emergir todos esses potenciais, tais como a capacidade de apresentar ideias diferentes, de questionar situações e de expressar opiniões. Assim, legitima-se o fazer pedagógico fundamentado na concepção de uma infância viva, em que a criança é ativa, capaz e protagonista no próprio processo de aprendizagem."

Os estudantes eleitos e empossados atuam como mediadores dos colegas de turma em encontros, formações, reuniões mensais e em diversos momentos de diálogos no do ambiente escolar.

Posse do Conselho de Líderes 2022 do Ensino Médio

​A orientadora Camila Salmazo, do Ensino Médio, explica que o Clima vai além de ter alguém como referência em sala de aula. “O projeto incentiva as representações positivas, estimulando que os estudantes atuem de forma a auxiliar as equipes de coordenação e demais equipes do Colégio. Para isso, eles poderão propor estratégias para manter o bom relacionamento interpessoal, metas para melhorar o rendimento acadêmico e, também, o comportamento durante as atividades pedagógicas. Esses são fatores de suma importância para o desenvolvimento e formação deles não apenas como estudantes, mas como cidadãos", finaliza Camila.

Conselho de Pais Maristas

O Colégio acredita na importância de atuar em parceria com as famílias, alinhando os objetivos, proporcionando ao estudante a tranquilidade e a segurança necessárias para a aprendizagem adequada.

É por isso que implementamos, desde fevereiro de 2019, o Conselho de Pais Maristas, que tem como objetivo fortalecer o relacionamento família-escola, por meio de uma gestão participativa, formada por pais conselheiros das turmas e gestores do Colégio Marista Asa Norte. O Conselho proporciona aos representantes momentos de formação, de partilha, escuta e reflexão sobre assuntos referentes à educação.

​​ Texto auxiliar da imagem

Conselho de Pais debate os eixos temáticos do projeto para este ano

Em 2022, após 2 anos de encontros exclusivamente virtuais, em razão dos protocolos de distanciamento, o Conselho de Pais pode se reunir de forma presencial no sábado, 26/3. Foi uma manhã de reencontros, partilhas, dinâmicas e integração. Na oportunidade, os pais e responsáveis reavaliaram os eixos temáticos do projeto e dialogaram sobre as atividades pedagógicas de cada segmento.

Para o diretor-geral, Luiz Gustavo Mendes, esses momentos são essenciais para o bom desenvolvimento das relações. “Acreditamos que, por meio de uma escuta ativa da comunidade, temos mais condições de qualificar as nossas decisões em benefício de todos". Afirma.

GERE - Gestão estratégica de resultados

A formação continuada é uma das premissas da atuação dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista.  Nesse sentido, o Colégio tem investido, cada vez mais, em uma série de encontros e atividades para fortalecer competências dos gestores (Direção e Coordenação). O objetivo é potencializar a capacidade de inspirar, influenciar e gerir pessoas por meio de uma prática de liderança orientada pelo carisma e valores maristas.

​Em 2022, os educadores que compõem o nosso Conselho Técnico Administrativo Pedagógico (CTAP) iniciaram a especialização Gestão Estratégica de Resultados (GERe), conduzido por psicólogas e coaches.

Formação com coordenadores do Colégio

São 15 profissionais que participam de momentos de formação em grupo e encontros individuais com as profissionais da empresa FocoPsicologia, parceira do Colégio. No curso, são trabalhados aspectos como autoconhecimento, engajamento e desenvolvimento de equipes, gestão de performance, clima e cultura organizacional, entre outros.