Marista Mais+: relembre o projeto que incentiva o estudo em formato inspirado nas séries de streaming

Preparação para o futuro
Marista Mais+ disponibiliza conteúdos multidisciplinares que podem ser acessados em qualquer momento pelos estudantes

​O nosso jeito de educar é balizado na proposta de oferecer uma formação integral, com jovens protagonistas do seu projeto de vida. A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares é parte importante dessa premissa, e, desde 2020, promovemos um projeto para que os estudantes do 3º ano EM tenham ainda mais subsídios para desenvolver conhecimentos importantes nessa etapa da trajetória escolar.

Intitulada Marista Mais+, a iniciativa foi criada durante a pandemia de covid-19 com o objetivo de abordar conteúdos preparatórios para o Enem de forma on-line. O projeto é construído de forma multidisciplinar, reunindo educadores de Colégios da Rede Marista do Rio Grande do Sul, Sinop (MT) e Brasília para compartilhar tópicos relacionados às competências e habilidades da matriz do Enem e à cartilha de redação.

Os conteúdos foram construídos em um formato que se inspira nos seriados de plataformas de streaming, com temporadas divididas em episódios. Ao longo dos anos letivos de 2020 e 2021, vídeos foram disponibilizados semanalmente na plataforma Sharepoint, na qual os estudantes têm acesso sempre que desejarem. Periodicamente, também foram realizadas lives que reúnem alunos, familiares e educadores para abordar temas que complementam e transcendem os componentes curriculares, como Percursos, Propósitos e Projetos de Vida e Trilhando um percurso de estudos até a prova do Enem.

Autonomia e partilha de saberes

Para a assessora da área de Matemática dos Colégios da Rede Marista, Caroline Maffi, a iniciativa se destaca por oferecer uma plataforma que incentiva a autonomia dos estudantes. “Como já diz no nome, o Marista Mais+ é um projeto orgânico que amplia e complementa o repertório de preparação dos alunos para as avaliações externas, somando forças com o que já é trabalhado pelos professores em sala de aula”, pontua. “O material fica disponível para toda a comunidade marista e é uma forma de motivar e manter uma rotina de estudos, já que os jovens têm a possibilidade de se organizar e definir qual o momento que vão utilizá-lo em seus estudos”.

Com conteúdos totalmente autorais, o projeto também oportuniza a troca entre educadores de diferentes Colégios da Rede Marista. Além dos episódios que tratam das questões acadêmica de cada área por meio das habilidades e competências, o Marista Mais+ conta com as trilhas formativas, que exploram questões sobre a preparação para a prova do Enem e temas relacionados ao projeto de vida dos estudantes, sempre com subsídios produzidos por professores maristas.

Próximos passos

Nos dois primeiros anos de Marista Mais+, foram mais de 70 episódios publicados e 14 lives realizadas. Segundo Caroline, a perspectiva é que o projeto siga crescendo em 2022. “Continuaremos potencializando a comunidade de aprendizagem do Marista Mais+ e consolidando a plataforma como um espaço que auxilia nos estudos, possibilita interação e a partilhas de saberes. Além disso, somando-se às vivências online, a proposta é ampliar as possibilidades para atividades presenciais dentro dos Colégios”, ressalta.