METODOLOGIA CRIATIVA, PARTICIPATIVA E LÚDICA NO ENSINO DE JOGOS DIGITAIS

01/04/2019
Inovação
Estudantes dos Anos Finais aprendem sobre a linguagem de programação em parceria com a Escola Unity.

​​Atento aos avanços tecnológicos do mundo contemporâneo e com o objetivo de proporcionar aos estudantes mais acesso ao universo da programação, o Colégio estabeleceu uma parceria com a Escola Unity, com o propósito de aproximar os estudantes das habilidades de programação, de desenvolver o raciocino lógico e proporcionar melhoria no desempenho de disciplinas como Matemática e Língua Inglesa.

A proposta de trazer para o ambiente escolar o ensino da lógica de programação, apontada como a linguagem do futuro, vai muito além de ensinar os estudantes a criarem jogos, mas reforça o nosso compromisso de incentivar o protagonismo, a criatividade, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades e competências para a escolha da carreira profissional. ​

O curso de Jogos Digitais iniciou-se no dia 11/3. As aulas acontecem 1 vez por semana, com 1h30 de duração e trazem como diferencial o exclusivo programa Minecraft Educacion Edition e as melhores ferramentas da indústria de games, tais como as engines UNREAL E UNITY3D.

O professor da Unity, Victor Freitas, fala sobre os diferenciais do curso. “O aprendizado que é desenvolvido em sala é dinâmico e estimula nos estudantes a curiosidade em entender como os games são criados. Eles aprendem a criar os personagens, os circuitos e no final saem com um jogo montado por eles mesmos. Eles gostam muito, pois estão aprendendo com o que já fazem, que é jogar, mas aprendem também a resolver problemas, seguir passos, algoritmos, trabalhando o raciocino lógico e a imaginação".

O estudante Davi Amorim, do 8º ano C, conta o que o motivou a se inscrever no curso e como está sendo a experiência. “Eu queria aprender sobre a linguagem da programação e estou gostando muito. Os professores explicam muito bem e usam exemplos da vida real, assim fica mais fácil entender as coisas que são complicadas da programação" relata o jovem.