Navegar para Cima

Notícias

#PASNARUA: conhecimento significativo e encantamento por nossa cidade

04/10/2019
Nosso jeito de educar
Projeto do Ensino Médio proporciona aula passeio em consonância com obras cobradas pelo PAS.

​​​​​Contextualizar as obras que são cobradas no PAS/UnB e proporcionar momentos de educação patrimonial, de cidadania e de cultura. Esse é o objetivo do projeto #PASNARUA. Na saída a campo por Brasília, os estudantes do Ensino Médio visitam pontos importantes da cidade e ampliam conhecimentos a respeito da nossa história, realidade e cultura.

Na aula passeio do 1º ano EM, os jovens visitaram a Universidade de Brasília (UnB), o Teatro Nacional, o Museu da República, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e o Parque da Cidade. Nos locais, os professores retomaram conceitos, apresentaram curiosidades e tiraram dúvidas dos estudantes. Alguns deles visitaram certos locais pela primeira vez. Uma atividade que tornou a aprendizagem ainda mais significativa, por meio da troca de conhecimentos. Assim, a cada nova interação, um novo sentido foi produzido e a compreensão e o estabelecimento das relações foram potencializados.


​​ Texto auxiliar da imagem

Educadores compatilham curiosidades sobre a quadra 308 Sul


Na UnB, os jovens visitaram o Memorial Darcy Ribeiro, onde conheceram um pouco mais sobre a história do antropólogo e escritor que dá nome ao campus e ainda tiveram momentos de reflexão a partir do livro O Povo Brasileiro, escrito por ele. O capítulo 1 - Matriz Tupi - está entre as obras abordadas no PAS. O local também foi cenário para retomada de conteúdos a respeito do Cerrado e de um piquenique ao som da música Mar e Brasília, de Engels Spiritus, outra obra cobrada pela avaliação. Assim como o Teatro Nacional, a segunda parada do grupo.

​Saindo do Teatro, o grupo seguiu para o Museu Nacional da República, onde prestigiou a exposição Reintegração de Posse: Narrativas da Presença Negra na História do Distrito Federal, depois para a quadra 308 Sul e, finalizando o momento, para o Parque da Cidade. Em cada local visitado, novos aprendizados e o encantamento pela cidade, pelo projeto de Lucio Costa e pelas obras de Oscar Niemeyer e de Athos Bulcão.


APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 

Para a estudante Júlia Marcolino, a palavra que definiu o momento foi inspirador. “Apesar de morarmos aqui, é raro visitarmos esses espaços, então, foi uma oportunidade de conhecer vários lugares. Eu, por exemplo, nunca tinha passeado pela UnB e não sabia que era tão grande, com um campus tão bonito. Como é um lugar que desejo estudar, eu achei muito bacana." Além disso, a estudante acredita que a aula passeio contribuirá, ainda mais, para um bom desempenho na avaliação. “Eu tenho uma memória muito visual, então, ao responder às questões do PAS, vai ser muito mais fácil lembrar de tudo que vi e vivi no #PASNARUA." 

Também estudante do 1º ano EM, a Dalila Louise está na expectativa pela 1ª etapa do PAS, uma vez que gosta da proposta da avaliação. “Eu gosto muito das obras que o PAS cobra, acho que torna o indivíduo uma pessoa mais aberta, pois eles trazem conhecimentos sobre o papel do negro, da mulher e dos indígenas na sociedade. Eu acho isso muito legal! Além do mais, a oportunidade que tivemos de visitar esses locais, tornou o conhecimento ainda mais significativo." 

​Confira mais fotos na nossa galeria! ​