Plataforma de livros amplia possibilidades de leitura para estudantes

13/05/2021
Inovação
Nos Anos Iniciais, o incentivo ao hábito da leitura é complementado com a plataforma Elefante Letrado

​Plataformas de livros digitais são uma possibilidade de constituir, nos ambientes escolares, acervos híbridos. Sabendo disso, oferecemos acesso a tecnologias que complementam o ensino e estimulam a leitura para os estudantes. Exemplo disso é a plataforma Elefante Letrado, que faz parte da rotina escolar dos estudantes dos Anos Iniciais e pode ser acessada pelo computador, tablet, notebook e celular por meio de login disponibilizado previamente pelo Colégio.

Além de proporcionar a ampliação do acervo de produções literárias disponível, ela se destaca como facilitadora do acesso a diferentes materiais de leitura, visto que vários estudantes podem conferir os materiais simultaneamente e realizar leituras no seu tempo. O uso dessa ferramenta permite a ampliação de espaços, tempos, suportes e estratégias de mediação para a leitura no ambiente virtual, resultando em um enriquecimento de projetos voltados à formação do leitor e diversificação das práticas de leitura.

​​ Texto auxiliar da imagem

A leitura ao alcance das mãos

A plataforma Elefante Letrado complementa o incentivo à leitura por meio de um ambiente lúdico e interativo, com obras de autores consagrados e diferentes gêneros literários. Além disso, proporciona atividades diferenciadas como jogos didáticos, livros com ilustrações, audiolivros, leitura oral e a opção de gravar as leituras. Ela também permite que o educador acompanhe o desempenho do aluno e da turma através de relatórios apresentados pela própria ferramenta. Dessa forma, a Elefante Letrado possibilita um ambiente diversificado e dinâmico, que contribui e motiva a leitura das crianças e complementa o trabalho do professor.

Com a pandemia, seguindo os decretos de prevenção ao novo coronavírus, o acesso a biblioteca ficou restrito, sendo assim, o uso do acervo virtual da ferramenta teve maior evidência. Para a bibliotecária do Colégio, Laura Mota, a utilização da Elefante Letrado possibilita novas experiências. “Percebo que, ao lerem na plataforma, os estudantes se empolgam mais com a interação entre o texto e as ilustrações e com a conquista dos pontos. Para as crianças que estão aprendendo a ler agora, a função de gravar a leitura ajuda bastante. Ao escutar uma gravação feita com dois meses de diferença é muito notável como a fluência, entonação e interpretação do estudante melhora com a prática." Relata a educadora.

​Educadores e colaboradores têm acesso ao serviço a partir de login cedido. Com isso, é possível realizar momentos interativos e de fortalecimento da leitura com eles.  Familiares que queiram utilizar a plataforma podem fazê-lo por meio da mesma conta disponibilizada ao estudante.​