Navegar para Cima

Notícias

Programa "Vida Segura", da Rede Marista, promove simulado de evacuação no Colégio

05/05/2022
Institucional
Atividade visa aumentar a confiança de estudantes e educadores na escola e treiná-los a reagir de forma calma e rápida em emergências

As sirenes apitam avisando que há uma emergência em curso nas instalações. O que fazer? Especialistas em segurança do mundo inteiro conhecem uma verdade sobre esse tipo de situação de perigo na vida real: enquanto o pânico pode agravar os danos materiais e humanos em um evento fortuito, a calma aliada ao conhecimento de uma rota segura de saída reduzirá os estragos e salvará as vidas.

Com o objetivo de preparar os estudantes e colaboradores para agirem com segurança, calma e agilidade em situações de sinistro e emergência, o Colégio Marista Asa Norte realizou um simulado de evacuação no último dia 27 de abril. A iniciativa integra um dos eixos do programa Vida Segura e envolveu todos os estudantes e educadores em um treinamento prático que imitou, da forma mais semelhante possível, uma situação realista.

WhatsApp Image 2022-04-27 at 12.31.05.jpeg
Estudantes, educadores e terceirizados se reuniram no ponto de encontro após evacuação

Para o diretor-geral do Colégio, Luiz Gustavo Mendes, a avaliação deste primeiro exercício é positiva, visto que as equipes concluíram a evacuação antes do tempo determinado. “Nós fizemos uma avaliação muito positiva de tudo que aconteceu, conseguimos, no turno da manhã, concluir toda a simulação, que envolve a evacuação dos prédios, chegada ao ponto de encontro e conferência de todos os espaços, em nove minutos e 20 segundos. Já no turno vespertino, esse tempo reduziu para 5 minutos e 37 segundos. Isso é fruto de muito trabalho e treinamento, principalmente, por parte dos estudantes que, ao longo das últimas semanas, vêm recebendo toda uma orientação e realizando os treinamentos de evacuação, de direcionamento e de ocupação de espaços para que isso pudesse acontecer da melhor forma possível", ressaltou.

Além das simulações de evacuação, o Vida Segura envolve ações como formação dos educadores para situações de emergência, cursos de primeiros socorros, treinamentos, além de manutenções sistemáticas e preventivas dos equipamentos e instalações.  A atividade foi planejada com o apoio das equipes líderes do Colégio e da Rede Marista, e contou com o acompanhamento da brigada de incêndio da instituição. O objetivo é incentivar a cultura da segurança no colégio, protegendo a vida de toda a comunidade escolar.

“O que se busca é aplicar uma cultura prevencionista, em nível de primeiro mundo, na qual em uma emergência real todos saibamos o que fazer na prática da evacuação, a fim de que se evite um dano maior, especialmente, para a vida", afirma o chefe da brigada do colégio, Tenente-Coronel Augusto Oliveira. Para ele, o comportamento dos estudantes foi fantástico e de maneira coordenada. “Nós tivemos êxito no abandono total da edificação sem nenhum risco de machucar qualquer estudante, bem como as pessoas que prestam serviço nesta unidade",  finalizou. 

​​