Projeto L³ incentiva o hábito da leitura

27/05/2019
Estudantes dos Anos Finais participam do "Li... Lendo... Lerei..."

​​​​​​​Apresentar o mundo da leitura e seus benefícios é um dos papéis fundamentais da escola. Aqui, no nosso Colégio, o projeto  L³ - Li... Lendo... Lerei, uma iniciativa do professor Pedro Cavalcante, conduzida, também, pelos demais professores de Língua Portuguesa e Produção de Texto dos Anos Finais, multiplica e amplia a ação de ler em diferentes tempos e formas verbais.

Matéria.JPG
Estudantes decoraram o booktruck com dicas de leitura

O projeto, voltado para Anos Finais, acontece da seguinte forma: a cada livro lido, o estudante preenche um diário de leitura, que é entregue ao professor e analisado por ele. Ao completar 10 livros lidos e 10 diários preenchidos, o estudante recebe um bóton com a indicação #10. Se ele leu 20 livros e preencheu todos os diários de leitura, recebe bóton #20 e, assim, sucessivamente. Alguns jovens já fazem coleção de bóton, utilizando-os, com orgulho, nas mochilas, crachás e casacos.

Matéria 3.JPG
Arthur está animado para dar início às leituras

Em 2018, o destaque do projeto foi a estudante Júlia Marcolino, hoje, no 1º ano do Ensino Médio, que leu 70 livros. Assídua no , ela foi premiada com os bótons que marcaram a quantidade de livros lidos. “Achei maravilhosa a iniciativa do Colégio em adotar um projeto literário. Além de incentivar a leitura, nos faz analisar a obra e interagir com ela por meio dos diários de leitura, tornando esse um hábito prazeroso", conta. Para Júlia, quando se tem um livro em mãos, você nunca está sozinho. “A leitura nos leva a lugares incríveis e maravilhosos. Ler é viajar no mundo da imaginação", diz, empolgada.

Confira as dicas dos estudantes na Recepção Lateral!

Agora, em 2019, o projeto vai além. Os estudantes utilizaram o booktruck (réplica de um caminhão, em madeira) do Colégio para indicar livros a toda a comunidade escolar. Assim, quem passar pela recepção lateral poderá conferir as dicas dos jovens a partir de livros que eles leram, estão lendo ou que lerão. Alguns livros foram disponibilizados gratuitamente no booktruck. Para o estudante Arthur Sanjad, do 8º C, participar do será uma nova experiência. “O projeto é muito interessante, pois incentiva os estudantes a lerem. Eu, por exemplo, até o ano passado, não tinha o hábito de ler muito. Neste ano, com o projeto, quero chegar a pelo menos 30 livros lidos. A mundo da leitura é espetacular!", finaliza ele.