Projeto Pedagógico do Ensino Médio homenageia mulheres que fizeram história

05/04/2019
Projetos
Estudantes vivenciaram experiências que reforçam o papel da mulher na sociedade.

Ao longo do mês de março, nossos estudantes do Ensino Médio participaram de atividades pedagógicas que tinham como objetivo lançar um olhar para mulheres que marcaram a história mundial e para a realidade atual brasileira, em toda sua diversidade.

Atividade de percepção dos sentidos no espaço da EI

Nessa primeira etapa da Sequência Didática, que conduzirá diversas atividades ao longo do trimestre, os jovens se debruçaram sobre obras indicadas no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília(UnB), relacionadas à temática, em especial a Lei Maria da Penha, que, em seu artigo 8°, inciso V, prevê a “promoção e a realização de campanhas educativas de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, voltadas ao público escolar e à sociedade em geral, e a difusão desta lei e dos instrumentos de proteção aos direitos humanos das mulheres".

Oficina de parangolés

Segundo Rosely Soares, professora de Ciências da Natureza, o projeto foi idealizado por um grupo de educadoras do Colégio. “Diante do cenário atual brasileiro, com a desigualdade entre mulheres e homens, tantos crimes envolvendo a figura feminina e, ainda, sobre a temática do PAS, reunimos todos esses temas, apresentamos a proposta e contamos com o apoio de toda a equipe pedagógica da escola".

Estudantes finalizando a pintura em grafite de Eva Ramon Gallego

No dia 29/3, encerrando as pesquisas desenvolvidas em março e dando início às próximas, uma programação especial contou com atividades diversificadas: experiências sobre percepção de sentidos, em que os estudantes exploraram, com olhos vendados e descalços, os espaços do Colégio; oficinas de parangolés – capa de vestir produzida com pedaços de pano colorido e reproduções de palavras ou fotos que são revelados à medida que a pessoa se movimenta; e oficinas de grafite em tela, para homenagear três mulheres que marcaram a história das ciências – Nise da Silveira, Marie Jackson e Eva Ramon Gallego.

Prontos para o desfile com os parangolés

​A banda de percussão Batalá, formada somente por mulheres, agitou o intervalo cultural ao som dos batuques, enquanto os estudantes desfilaram pelo pátio vestidos com os parangolés produzidos. Foi um momento marcante, que proporcionou uma troca de conhecimentos com os estudantes de outros segmentos. Após o intervalo, foram promovidos um aulão dos componentes curriculares de Filosofia, Sociologia, História e Matemática e palestras ministradas pela bióloga Maria Luzia Gastal, mestre pela Universidade de Brasília e mãe de estudante marista, e pela ex-aluna e advogada Marina Trindade.

Banda Batalá animou o intervalo cultural

Para Maria Luiza Gastal, o evento proporcionou momentos de aprendizado e emoção. “Tudo que assisti foi fantástico e cada momento foi pensado e executado com muito carinho. Saí da escola com a esperança renovada. Desejo que venham mais iniciativas como esta", relata.