Navegar para Cima

Notícias

Projeto sobre Brasília apresenta o olhar das crianças sobre a cidade

O Nível 3A estudou aspectos culturais, artísticos e históricos na capital.
26/04/2019
Projetos
O Nível 3A estudou aspectos culturais, artísticos e históricos na capital.

​​​​​​Brasília serviu de inspiração para os estudantes do Nível 3A desenvolverem um projeto sobre a nossa cidade. Após partilhas e vivências em sala de aula, as crianças dialogaram sobre a capital do país e os lugares que já visitaram, expressando novos olhares sobre a cidade, que completou 59 anos no dia 21 de abril.

A professora da turma, Ana Ayris, observou, durante as rodas de conversa, diversos relatos sobre Brasília. “Vi ali várias possibilidades e olhares diferenciados durante a troca de conversa. Realizamos uma assembleia com os assuntos levantados pelos estudantes e, ao final, a turma escolheu estudar sobre Brasília", comentou. Em sala, as crianças partilharam as curiosidades que pesquisaram com os familiares, como novidades sobre a construção de Brasília, slides sobre a arquitetura da cidade, fotos de passeios por pontos turísticos, moedas antigas que homenageiam a capital, além de revistas e livros sobre o ex-presidente Juscelino Kubitschek​.

IMG-20190319-WA0028 (002).jpg
Apresentação das pesquisas feitas em casa

Nos últimos meses, várias atividades envolveram a turma no projeto. As crianças conheceram o primeiro mapa de Brasília e pesquisaram, juntas, o motivo dele ter o formato de um avião. Com o apoio da mesa de luz, elas realizaram um desenho de observação do mapa, exercendo a criatividade. A turma também estudou a história do termo candango – nome dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção – e descobriu que na Praça dos Três Poderes, ponto turístico da cidade, há uma obra do artista Bruno Giorgi em homenagem aos candangos. Uma releitura dessa obra, em papel machê, foi produzida pelos estudantes. Ainda, com o recurso da tecnologia, iPads foram utilizados para calcular, por meio do aplicativo Google Earth, a distância do nosso Colégio para os pontos turísticos mais visitados.

IMG-20190319-WA0021 (002).jpg
Releitura do mapa de Brasília na mesa de luz

Na semana do aniversário de Brasília, a turma produziu cartazes, incentivando a comunidade educativa a visitar nossos pontos turísticos, e cerâmicas com releituras dos azulejos de Athos Bulcão, que compõem a Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada na 307/308 sul. A participação da família foi fundamental para que as crianças se envolvessem na construção do projeto. Desde a pesquisa feita com os responsáveis para a montagem de um mapa estratégico aos passeios pela cidade. A estudante Isabela Pereira foi uma das crianças que vivenciou novas experiências nas últimas semanas. “O que eu mais gostei foi de andar de metrô. Achei muito legal". Comentou, animada.

Amtônio e família.jpg
O estudante Luiz e seus familiares visitaram pontos turísticos de Brasília​

​Para o pai do estudante Luiz Neto, Antônio Carlos Santos, a experiência de vivenciar o aprendizado fora de sala foi gratificante. “Nós visitamos a Catedral, a Praça dos Três Poderes e a Ponte JK. A experiência foi rica, pois percebemos quanto conhecimento ele absorveu sobre nossa cidade. Outro dia, escutando em uma rádio uma notícia sobre o Catetinho, ele nos explicou, espontaneamente, o que era o museu. Os irmãos mais velhos ficaram impressionados", relata.