Navegar para Cima

Notícias

Protagonismo e solidariedade: conheça o Projeto Ciclos

14/09/2021
Solidariedade
Iniciativa de estudantes do Voluntariado Marista visa combater a pobreza menstrual

​​Sensibilizadas com a situação de milhares de adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social, as estudantes que integram o Voluntariado Marista criaram o Projeto Ciclos, uma campanha de arrecadação de kits higiênicos para distribuir a meninas e mulheres do Distrito Federal.

A campanha acontece no período de 13 a 24/9 e visa arrecadar absorventes, preferencialmente com abas, e lenços umedecidos. Os itens podem ser entregues nas recepções do Colégio marista Asa Norte, em horário comercial. 

A ideia é combater os impactos negativos que a falta de acesso aos itens e a informações sobre a higiene feminina causa. “Os produtos de higiene feminina são essenciais todos os meses durante anos na vida de uma mulher - mas, mesmo assim, muitas nunca tiveram acesso a um absorvente e precisam lidar com seu ciclo menstrual da forma que conseguirem", afirma Júlia Persegona, estudante do 3º ano EM.

Os estudantes voluntários montarão um kit com os absorventes, lenços umedecidos mais panfleto informativo com informações básicas de higiene menstrual e os entregarão para o Instituto Vem Vencer, a cargo da distribuição para as famílias vulneráveis. “O Projeto Ciclos abriu meus olhos para a situação de pobreza menstrual e me fez perceber que algo tão básico na minha vida é um privilégio, mesmo que não devesse ser. Assim, espero que as nossas arrecadações, consigam ajudar quem precisa lidar com a pobreza menstrual a cada ciclo e trazer mais visibilidade para esse problema", enfatiza a estudante.

Para a Vice-diretora Educacional do Colégio, Luciana Winck, a iniciativa destaca o protagonismo das nossas estudantes. “A campanha e a entrega dos kits não têm caráter apenas assistencial, mas educativo. Isso demonstra a empatia e o olhar sobre a existência do ser humano e suas condições, isso faz parte dos valores trabalhados pelo Colégio e que refletem nas ações dos nossos estudantes", diz Luciana..

Voluntariado Marista

O projeto conta com a participação de estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio do Colégio Marista Asa Norte. O Voluntariado busca despertar um olhar mais atento, cuidadoso e generoso sobre as realidades menos favorecidas, com a participação ativa dos estudantes em ações para a vivência da solidariedade. ​