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Redações de estudantes compõem e-book sobre direitos e deveres de crianças e adolescentes

03/05/2021
Nosso jeito de educar
 A publicação, lançada em março, faz parte de uma série de ações da Rede Marista.

​​Durante o ano de 2020, nossos estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio participaram de aulas e debates sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sobre o gênero textual estatuto. Nas atividades, os jovens puderam analisar os direitos e deveres descritos no ECA, bem como se conscientizar da importância do documento para a sociedade de modo geral.

A partir dessas aulas e com a orientação dos professores de Produção Textual,  cada estudante elaborou um texto acerca do tema.  As produções mais significativas, segundo avaliação dos professores e da coordenação pedagógica foram selecionados para compor o e-book Olhares que reforçam a promoção de Direitos de Crianças e Adolescentes. Toda a seleção do material seguiu um caráter técnico de correção em cada aspecto das redações.

A ideia de publicar um e-book com textos dos estudantes surgiu em um grupo de discussões da Rede Marista que pensava em formas de promover os direitos da criança e do adolescente e de celebrar a semana do estudante, com intuito de motivar os estudantes a compreender e aprofundar os conhecimentos em seus direitos.

A professora de Língua Portuguesa dos Anos Finais Ana Cecília Fonseca ressalta que, além de fomentar o assunto com os estudantes em sala de aula, a publicação e disponibilização do e-book é importante para compreendermos como cada estudante reflete sobre o tema.  “Quando a coordenação compartilhou conosco a proposta de trabalharmos com as produções textuais sobre o assunto, nós enxergamos uma ótima oportunidade de levar o debate sobre a violência contra a criança e adolescente para a sala de aula.  Trabalhar o tema e o texto nos permitiu uma interlocução dos estudantes com a própria comunidade. Pois, ao final do processo, não apenas o professor ou a coordenação tiveram a oportunidade de ler o conteúdo, mas toda a sociedade terá acesso a obra e conseguirá assimilar o olhar diferenciado de cada estudante sobre o assunto", explica a professora.

Para a estudante Maria Clara Silveira, do 7º ano EF, foi uma grande surpresa ter o material escolhido para compor o e-book. “Eu não esperava que meu texto fosse publicado, fiquei muito contente em ver minha produção escolhida e publicada! Por fim, eu acho importante conhecermos o assunto para termos noção dos nossos direitos", relata a estudante.

No Ensino Médio, as composições foram produzidas no mesmo formato de redação do ENEM. Os professores trabalharam o assunto e a correção com o mesmo rigor acadêmico do exame nacional. A estudante Bianca Matos, que cursava o 2º ano do Ensino Médio quando escreveu a redação, destaca a importância do assunto. “A gente sabe da relevância desse tema e da importância dos direitos humanos para a sociedade. E nós também sabemos que as crianças e adolescentes são a porta de esperança para o futuro do mundo e de nosso país. Portanto, é importantíssimo que as gerações cresçam tendo ciência de seu​s deveres, bem como seus direitos assegurados em um ambiente saudável".

Já a estudante Flora Mello, do 2º ano EM, explica que a temática abordada e o e-book são extremamente relevantes para o desenvolvimento e percepção dos jovens. “Eu fiquei muito feliz em ver meu texto publicado, pois o e-book é uma peça feita com muito cuidado e capricho. Também vejo que a temática abordada é muito relevante, pois eu acredito que é de suma importância que os jovens conheçam o que é garantido pela lei e os seus direitos. Para que, a partir disso, seja possível construir opiniões embasadas a respeito dessa e de outras pautas semelhantes".

A professora Ana Cecília Fonseca conta que para desenvolver e aprofundar o tema, além do ECA, os estudantes também tiveram outras referências. “Nós trouxemos para o debate outras legislações, como a Lei Menino Bernardo e a Lei da Escuta. Desta forma, os estudantes puderam ter contato com várias referências teóricas e reflexivas para conseguirem compreender e elaborar suas ideias de acordo com o tema proposto. Em todas as séries, os estudantes relatavam que conhecer o estatuto estava sendo importante para eles se enxergarem mais como indivíduos dentro da sociedade. Muitos partilharam que eles sentem não ter voz por serem mais jovens e a promoção por parte da escola nesse momento de escuta oportunizou a esses estudantes a chance de falarem sobre eles mesmos", finaliza a professora.

O e-book, Olhares que reforçam a promoção de Direitos de Crianças e Adolescentes, é uma iniciativa que reúne mais de 120 produções textuais de 20 unidades da Rede Marista, e está disponível para download clicando aqui.​