Navegar para Cima

Notícias

Sequência didática aborda consumo consciente da água

22/05/2019
Nosso jeito de educar
Estudantes desenvolveram projetos em prol do consumo sustentável do bem natural.

​​​Comemorado no dia 22/3, o Dia Nacional da Água marcou o lançamento da sequência didática Água – soluções para a crise hídrica do Distrito Federal, para estudantes do 1º ano do Ensino Médio. A sequência teve como objetivo o desenvolvimento de projetos, a partir da crise hídrica vivenciada no DF, que apresentassem soluções alternativas e aplicáveis à comunidade.​

Dando início aos trabalhos, os estudantes assistiram a uma aula com os professores João Bruno Santos, Rosely Soares e Analy Martins, da área de Ciências da Natureza, contextualizando dados sobre a água, a partir da realidade local, nacional e mundial. Assim, eles reforçaram conhecimentos sobre o cuidado, a economia, o uso saudável e o uso consciente da água.

Matéria 3.jpeg
Saída a campo para a Chapada Imperial

Em abril, os estudantes visitaram a Chapada Imperial, em Brazlândia. Lá, eles puderam conectar o conteúdo escolar à vida cotidiana, a fim de perceberem as relações entre os saberes de diversas áreas e a aplicação desses conhecimentos à própria realidade, extrapolando os contextos da sala de aula. A atividade prática envolveu os estudantes no levantamento de dados, na apresentação e revisão de conhecimentos e na análise da água da cachoeira, com a verificação dos níveis de Ph.

Matéria.JPG
Apresentação de uma das soluções para preservação da água

Com os subsídios adquiridos ao longo da sequência, os estudantes apresentaram os projetos desenvolvidos, propondo soluções práticas que visem o consumo adequado da água. Foram apresentados projetos de lei, aplicativos e filtros alternativos, como o filtro de buriti, utilizando a árvore típica do cerrado.

As atividades vivenciadas permitiram aos jovens o desenvolvimento de diversas habilidades e competências, tais como: valorizar e preservar a vida em todas as formas e manifestações; interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas; e apropriar-se de conhecimentos da Biologia, da Química e da Física.