Simulação Intermaristas destaca protagonismo dos estudantes

23/04/2019
Representações
Evento reuniu estudantes do 9º ano EF ao Ensino Médio dos Colégios Marista de Brasilia.

​Em sua segunda edição, a Simulação Intermaristas reuniu 110 estudantes, do 9º ano EF e Ensino Médio, dos três Colégios Maristas do Distrito Federal – Colégio Marista João Paulo II, Colégio Marista de Brasília e Colégio Marista Champagnat. Durante os três dias de evento, eles participaram de simulações de encontros de líderes mundiais e atuaram em diversos papéis debatendo sobre importantes questões globais que preocupam o mundo ou afetam as populações de todos os continentes.

ROB_0617.jpg
Brindes entregues aos estudantes da Simulação Intermaristas

Antes da Simulação, os estudantes realizaram pesquisas, aprofundaram seus conhecimentos sobre os temas propostos e elaboraram um documento de posicionamento com proposições para os assuntos que foram trabalhados no evento. Para o professor André Pessoa, de História, esse projeto é essencial para a formação dos estudantes. “Todo o conteúdo estudado e debatido por eles pode ser cobrado em provas de Redação, como também pode despertar o interesse deles por profissões que eles possam vir a exercer", ressalta.

_MG_0166.JPG
Cômite da OEA na discussão da crise da Venezuela

Divididos em comitês, os estudantes abordaram temas atuais e de relevância para a sociedade. O comitê da Organização dos Estados Americanos (OEA) discutiu a crise na Venezuela, na Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), os jovens debateram sobre a Guerra dos Seis Dias; o comitê do Parlamento Europeu trouxe orientações éticas para o uso de Inteligência Artificial; no Conselho de Segurança das Nações Unidas, os estudantes abordaram a Guerra das Malvinas; no Supremo Tribunal Federal (STF) aconteceu o debate sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Já a Agência de Comunicação acompanhou os comitês e elaborou matérias sobre os momentos mais importantes de cada sessão.

_MG_0039.JPG
Momento da votação das propostas

O estudante do 9º ano EF, Danilo Santos, atuou no evento como embaixador do comitê da OEA e destacou a importância do evento para a sua escolha profissional. “É uma inspiração importante que vai contribuir para escolha da minha profissão", relatou.

_MG_0480.JPG
Alguns dos estudantes que participaram da Simulação Intermaristas

O evento fortaleceu o espírito crítico dos jovens e possibilitou novas leituras de mundo, afirma Luiz Gustavo Mendes, Vice-Diretor Pedagógico. “É uma oportunidade única para estimular o protagonismo dos estudantes das três províncias Marista do DF, possibilitando um debate conjunto, além da construção de ideias e a proposição de soluções para problemas mundiais", disse.

_MG_0591.JPG
Familiares prestigiaram as apresentações na noite cultural

O encerramento da Simulação foi marcado por uma noite cultural repleta de criatividade e aprendizados. Cada comitê representou o seu país com comidas típicas e elementos que traziam um pouco da história de cada um deles. A presença dos familiares e dos educadores foi fundamental para motivar e valorizar a participação dos estudantes nessa Simulação. ​