Um sábado diferente para pais e estudantes do Ensino Médio

12/06/2019
Educação
Jovens e familiares vivenciaram experiências por meio do diálogo e da interação.

​​​​Um sábado para recordar, esse foi o tema do sábado letivo que os estudantes do Ensino Médio vivenciaram com seus familiares no dia 1º/6. O projeto foi construído pela equipe pedagógica, em parceria com os estudantes do Conselho de Líderes Maristas (Clima), e proporcionou momentos de diálogos, interação, conhecimento e entretenimento entre pais e estudantes. “A ideia inicial do projeto era trazer as famílias para vivenciarem os momentos com seus filhos e, juntos construirmos diferentes formas de proximidade entre eles, e entre nós, como escola. " comentou Camila Salmazo, orientadora educacional do Ensino Médio.

Partilha entre pais e filhos

Os integrantes do Clima e os professores relembraram projetos e atividades que marcaram o primeiro trimestre, com o objetivo de reforçarem aos estudantes, a escola e às famílias que, caminhando juntos, atingirão melhores resultados e a missão marista será cumprida com mais efetividade. Dentre as atividades marcantes, algumas tiveram destaque como: Projeto Mulheres, Momentos de formação na Chácara Pequi, ações do Voluntariado e a Simulação Interna do Marista João Paulo II (Simjopa).

Registro das atividades que marcaram o 1º trimestre

Em duplas, pais e filhos participaram da Dinâmica das expectativas com a troca de experiências para melhorar as relações e o desempenho escolar, o que permitiu que partilhassem e aprofundassem o que escreveram durante a partilha após a dinâmica. Ao final, as duplas olharam umas para as outras e repetiram a frase: “Eu te respeito, eu te valorizo! Você é importante para mim! " e em seguida responderam “Então, eu existo para você." Aldo Faleiro, pai do estudante Mateus Canedo, achou importante o Colégio proporcionar esse momento. “Estou emocionado pela iniciativa da escola por trazer os estudantes junto com os pais, manteve essa integração e foi bonito ver todos debatendo, se emocionando", comentou.

Em duplas, pais e filhos participaram da dinâmica das expectativas

No Intervalo Cultural, descontração entre os educadores, estudantes e as famílias. Ao som de bandas que marcaram época, como Legião Urbana, os professores Fernando Gonzales, Felipe Rodrigues e Weigui Vieira, e o estudante Mateus Canedo, animaram todos os presentes.

A música invadiu o intervalo cultural

O último momento aconteceu no Salão de Atos, um aulão com esclarecimentos sobre o Programa de Avaliação Seriada (PAS) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e uma retrospectiva de como tem sido a preparação dos estudantes para os exames externos. Rinaldo Pereira, pai das estudantes Alice Pereira e Melissa Pereira, apresentou a palestra Ser estudante, que trabalho é esse? Enfatizando a importância dos estudos, da organização pessoal e da autodisciplina, trazendo sua experiência e partilhando com os estudantes sobre a importância de se ter um planejamento para melhor aproveitamento do tempo. As estudantes Dalila Louise e Ariadne Martins, do 1º ano EM, também deram dicas para a organização nos estudos, compartilharam suas rotinas e o quanto é valioso aproveitar cada momento. “Eu achei incrível a ideia desse dia. Nós precisávamos desse momento, estávamos necessitando dessa vivência com os nossos pais. Foi um dia muito especial", relatou a jovem.

*Registros fotográficos feitos em parceria pelos estudantes João Pedro Nascimento e Laura Silveira.​​