Voluntariado Marista atua com estudantes da Rede Pública

04/11/2020
Solidariedade
Por meio das monitorias semanais e virtuais, voluntários compartilham conhecimentos

​​​​​​​​O Voluntariado Marista existe desde 2017 e é formado por estudantes do Ensino Médio e ex-alunos do Colégio. A partir de 2019, os jovens começaram a atuar no Centro de Ensino Fundamental 02 (CEF 02), escola pública do Paranoá, oferecendo aulas de reforço a estudantes dos Anos Finais com dicas, esclarecimento de dúvidas e ajuda na resolução de exercícios. O Voluntariado Marista é um dos grupos mais ativos do nosso Colégio e, mesmo neste ano tão atípico, não paralisou as atividades de monitoria.

Com a suspensão das aulas em março, tanto na rede pública, quanto na rede privada, o projeto ficou paralisado por algumas semanas. Porém, com o retorno remoto das aulas, imediatamente os componentes do voluntariado começaram a repensar a atuação junto aos jovens da escola atendida. Assim, eles iniciaram as monitorias virtuais, que acontecem semanalmente, às sextas-feiras, pela plataforma Microsoft Teams. Nas monitorias, os voluntários se revezam e abordam conteúdos dos diversos componentes curriculares, priorizando o esclarecimento das dúvidas relatadas pelos estudantes do CEF 02.

Embora o número de participantes na aulas remotas seja menor do que nas aulas presenciais, a estudante Nina Juliano, do 2º ano EM, conta que o grupo está feliz com o trabalho desenvolvido até aqui. “Os estudantes do CEF 02 são muito esforçados e participativos, e os voluntários estão se esforçando para que o projeto continue caminhando. Estamos muito orgulhosos e felizes com os resultados", comemora a voluntária.

Durante as monitorias, de aproximadamente 1 hora, os jovens conversam e dialogam assuntos cotidianos. Foi assim que eles compartilharam as dificuldades que encontram para acessar tanto as aulas da rede pública, quanto as monitorias do Voluntariado. Ao mesmo tempo, nasceu nos voluntários o desejo de presentear os estudantes do CEF 02 em reconhecimento pela participação assídua e comprometida de cada um deles nas monitorias. Foi então que o grupo iniciou a busca por doações de computadores e notebooks

​​ Texto auxiliar da imagem

Entrega de notebook a estudante do CEF 02

​Uma das voluntárias, a ex-aluna Maria Eduarda Arcoverde, entrou em contato com a Marta Vinagre, do projeto Ressuscita PC, para verificar se ela poderia ajudar o grupo nessa empreitada. A Marta é Técnica em Informática e recupera máquinas usadas para doar a pessoas que não têm condições de adquirir um computador. Ela prontamente aceitou participar, doando 2 computadores desktops e 3 notebooks, que foram entregues aos estudantes do CEF 02 em outubro. Marta teve o cuidado de consertar os computadores e instalar programas necessários para o acesso dos estudantes às aulas. Nina conta que a ação foi muito positiva. “Ficamos extremamente felizes com isso, porque foi uma surpresa para eles e uma forma que encontramos de recompensá-los pelo esforço. Mesmo com poucas pessoas, o que importa é que estamos conseguindo ajudar alguém." Agora, os estudantes atendidos pela monitoria podem acompanhar as aulas com equipamentos adequados.

Parabéns ao Voluntariado Marista pelo projeto! Com certeza, o trabalho de vocês faz a diferença na vida de outras pessoas.

Confira mais imagens da entrega na nossa galeria!​​​​