A Plataforma Matific como aliada na aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais

12/04/2021
Inovação
Recurso está sendo utilizado nas práticas pedagógicas remotas do  2º ano do Ensino Fundamental

​​Sabemos que o universo dos cálculos não está presente apenas em carreiras profissionais que exigem o domínio de tais habilidades, nos deparamos com ele em nosso dia a dia, em uma compra no supermercado ou simplesmente na produção de uma receita. Por isso, a apropriação do conhecimento matemático é uma competência fundamental para nossas crianças e jovens em formação escolar.

Para potencializar o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades nesta área do conhecimento, é fundamental buscarmos metodologias inovadoras e criativas que motivem o prazer pelos desafios da matemática. Para as crianças, um recurso significativo é a linguagem lúdica, através dos jogos, por exemplo. ​

Sobre a Plataforma Matific

​Por isso, desde 2020, nossos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, estão trabalhando com a Plataforma Matific que constitui mais um recurso de aprendizagem no trabalho com os conteúdos de Matemática neste nível de ensino. Trabalhando com o método da Matemática Gamificada, com conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às Diretrizes Curriculares Maristas, a Matific é uma plataforma digital que proporciona diferentes atividades, como jogos e desafios educativos on-line, para o aprendizado dos números.

Neste início do trabalho com o recurso, a Plataforma Matific está sendo usada para atribuir tarefas extras, para serem realizadas além do horário da aula on-line, com o objetivo de oportunizar a exploração e revisão dos conteúdos trabalhados na semana através dos jogos. Os professores conseguem também acompanhar o progresso dos estudantes mediante relatórios emitidos pela Plataforma, monitorando o desempenho dos alunos tendo como base as habilidades e competências estabelecidas no currículo escolar. Tal acompanhamento permite, neste sentido, que o educador atribua tarefas personalizadas para cada aluno, adequando às diferentes necessidades pedagógicas e respeitando o processo de aprendizagem de cada indivíduo.

A educadora Taiana Flores explica que a plataforma estimula a autodescoberta e permite que os estudantes se envolvam em situações concretas, levando-os a analisar o problema desenvolvendo o pensamento estratégico. Para ela, pode-se perceber que as atividades da Matific são desenvolvidas de forma que os estudantes percorram um caminho desde as representações mais reais e concretas da Matemática, passando por etapas graduais através dos símbolos, até a criança conseguir resolver um problema mesmo em abstrato.

“Esta progressão garante que as crianças não estejam apenas memorizando um procedimento, mas realmente entendendo o que o procedimento significa, construindo sentidos e significados ao que aprendem, não apenas memorizando o conteúdo", explica a educadora.

Para acessar a Plataforma, cada estudante do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio, recebeu um login específico e instruções para acessar o recurso.

Dúvidas podem ser encaminhadas para os e-mails: [email protected] e [email protected].

Saiba mais sobre as Tecnologias Educacionais utilizadas em nossa proposta pedagógica, acessando aqui.