Colégio tem pesquisa de iniciação científica premiada no Ecoinovar

29/10/2021
Iniciação Científica
Estudo desenvolvido pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio propõe a instalação de placas sustentáveis para sinalização de travessias urbanas para pessoas com deficiência visual

​​​​O Colégio conquistou o 2º lugar, na categoria Ensino Médio, na V Mostra Científica Ecoinovar, com o projeto de iniciação científica Ecovisão, desenvolvido pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, com a orientação da professora de química, Josiéli Siqueira. Além deste estudo, o Colégio também apresentou no evento científico mais três pesquisas: Telha Ecológica, Bergacida e Sustentágua, todos voltados a refletir sobre a temática central da edição deste ano, Ecoinovar 21: uma década de contribuição para um futuro inovador e sustentável. Tais pesquisas estão sendo desenvolvidas como projetos de Iniciação Científica que envolvem nossos estudantes dos diferentes níveis de ensino, sendo destaque na proposta pedagógica da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

“O exercício da pesquisa contribui para o desenvolvimento de habilidades no sentido de busca e uso de informação, bem como promove a reflexão, o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento frente à aprendizagem", destaca a coordenadora pedagógica, Carla Borba. Reconhecendo esses benefícios, entre os objetivos da educação marista está a preparação dos estudantes para as diferentes etapas da pesquisa científica, a partir de conhecimentos prévios e motivações, de modo que eles possam se tornar estudantes-pesquisadores. Com isso, os percursos da Iniciação Científica potencializam a investigação científica como um instrumento de aprendizagem de forma contínua e transformadora.

O projeto Ecovisão propõe a produção e instalação nas travessias urbanas de Santa Maria de placas de sinalização para pessoas com deficiência visual, confeccionadas com materiais sustentáveis - reciclando a matéria-prima - como as tampinhas de garrafas pet. “A ideia surgiu quando identificamos que tanto em nossa cidade, como em outros municípios da região, não temos sinalizadores sonoros para auxiliar na travessia de pedestres com deficiência visual, nem piso táteis", explica Josiéli. A partir dessa problemática, o grupo de jovens pesquisadores refletiu sobre os riscos dessa realidade para a qualidade de vida desta população e desenvolveu uma proposta, que além de trazer uma sugestão para o problema, trouxe também uma alternativa que contribui com o cuidado com o meio ambiente.

A Mostra Científica, que reúne pesquisas realizadas por estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico de escolas públicas e privadas de Santa Maria, está inserida no contexto do 10º Fórum Internacional Ecoinovar, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este ano, toda a programação do Fórum, que além da V Mostra Científica, inclui também a IV Expo Ecoinovar, ocorreu na modalidade on-line nos dias 26, 27 e 28 de outubro. Saiba mais aqui.

Esta é a 3ª edição que os estudantes do Marista Santa Maria participam do evento e conquistam importantes reconhecimentos de suas pesquisas. Em 2019, o Colégio foi reconhecido com o prêmio de 2º lugar entre as escolas particulares de Ensino Médio, com o trabalho Produção de asfalto por meio da reutilização de resíduos sólidos e em 2020 o projeto Fósforo Ecológico foi destaque com o 1º lugar. Além da premiação com o projeto Ecovisão, o Colégio aguarda a divulgação de outros destaques que serão anunciados no próximo mês pela Comissão Organizadora. O resultado será publicado também aqui no site.

Conheça as pesquisas participantes

Além do projeto Ecovisão, nossos estudantes também apresentaram no evento, mais três importantes pesquisas que trazem soluções inovadoras e mais sustentáveis para problemáticas do nosso cotidiano social. Saiba mais a seguir:

Telha Ecológica: projeto propõe a produção de telhas para serem usadas nos lares de comunidades carentes em Santa Maria, tendo como matéria-prima a reutilização de resíduos sólidos de papel (como panfletos de supermercados) que seriam descartados no lixo e, posteriormente, no meio ambiente. Após a finalização dos primeiros protótipos, estão sendo produzidas as telhas em larga escala para atender a comunidade através de um cadastro que está em desenvolvimento na Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Bergacida: nesta pesquisa, os jovens pesquisadores produziram um inseticida natural a base de extratos de bergamota para combater o mosquito da dengue. O objetivo é sintetizar um composto que elimine o mosquito aedes aegypti ainda enquanto larva e que possa estar disponível em recipientes produzidos de materiais reciclados em pontos estratégicos da cidade.

Sustentágua: o projeto desenvolve uma alternativa sustentável para o tratamento/purificação das águas, utilizando, por exemplo, a erva-mate como matéria-prima do composto orgânico, denominado de sustentágua.

Os projetos completos estão publicados no site da V Mostra Científica Ecoinovar.

Feiras científicas estaduais

Além da V Mostra Científica Ecoinovar, realizada em Santa Maria, nossos estudantes também tiveram projetos selecionados em outros dois eventos científicos a nível estadual: na 3ª Feira Estadual de Ciências Univates e da 10ª Feira de Ciências Univates: descobrindo talentos para a pesquisa e tecendo redes interdisciplinares, onde novamente o projeto Telha Ecológica foi apresentado, de forma on-line, pelos estudantes, e também na Mostra Marista de Iniciação Científica.

Gostou dos projetos? Que tal compartilhar essas ideias inspiradoras?

É tempo de ser Marista. É tempo de ser transformação!​